Por:
Candelariense estr?ia hoje no estadual adulto de basquete
Candelária terá um jogador disputando a categoria adulto do campeonato estadual de basquete masculino. O ala/pivô Tiago Rathke Machado, 21 anos e com 1,93 de altura, é um dos jogadores da equipe do Kopp/Vera Cruz, que disputará o certame estadual pela terceira temporada seguida.
HISTÓRICO - Tiago iniciou no basquete em 2000, treinando em uma clínica de basquete comandada pelo jogador Alexandre Cruxem, campeão brasileiro em 1994 com o Corinthians de Santa Cruz do Sul. Em 2001, o candelariense foi selecionado em um peneirão e passou a integrar a categoria juvenil do Corinthians, comandado na época pelo treinador Sérgio Einloft. No campeonato estadual juvenil daquele ano, o Corinthians ficou na 3º colocação. A partir de 2002, devido as dificuldades financeiras, o tricolor santa-cruzense acabou fechando as categorias de base e o time adulto. Tiago continuou treinando e jogando no time juvenil do Colégio Medianeira, onde foi um dos destaques da célebre equipe do educandário, que se consagrou em 2002 e 2003 bi-campeão invicto na categoria juvenil do basquete masculino na olimpíada estudantil. Após se formar no 2º grau e iniciar a faculdade, o atleta passou a jogar somente aos sábados, na quadra externa da escola Lepage, com outros praticantes da modalidade.
KOPP - Em 2006, o candelariense recebeu o convite do técnico do Kopp/Vera Cruz, Sérgio Einloft (seu treinador em 2001 no juvenil do Corinthians) para voltar ao basquete. O candelariense passou a treinar com a equipe vera-cruzense, porém não chegou a disputar o estadual. Na oportunidade, o Kopp fez história, eliminando o tradicional Corinthians na fase classificatória, avançando às semifinais do estadual. A equipe acabou sendo derrotada pela Ulbra Canoas e ficou na terceira colocação. Em 2007, Tiago voltou a fazer parte do grupo de jogadores da equipe de Vera Cruz, sendo inscrito para a disputa do estadual. Ele conta que a maioria dos atletas da equipe trabalham durante o dia e treinam somente a noite por duas horas, as segundas, quartas, sextas e sábados. Para a disputa do campeonato, o elenco conta com 16 jogadores. Cinco reforços foram contratados para qualificar a equipe. Os destaques são o armador Lucas, oriundo de São Paulo e o ala Mineiro, ex-jogador do Vasco da Gama/RJ. A estréia da equipe acontece hoje, às 20h no Ginásio Poliesportivo de Vera Cruz, contra o Java, de Estrela Velha.
MUNICIPAL - Tiago também faz parte da equipe do Panthers, que estréia amanhã no campeonato municipal de basquete. Segundo ele, o certame é uma ótima oportunidade para se desenvolver o basquete na terra do Botucaraí. “O campeonato é uma ótima iniciativa para se divulgar e fazer crescer a modalidade no município”, diz. O candelariense deixa como sugestão no futuro a realização de campeonatos nas categorias de base, assim como no futsal. “O basquete se inicia muito cedo, podendo a partir dai se revelar novos jogadores”, concluiu.