Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Oficina de Marcenaria forma a primeira turma

Nove pessoas vivenciaram ontem à noite o coroamento de um esforço que vai lhes garantir melhores perspectivas no acesso ao mercado de trabalho. Uma solenidade prestigiada por autoridades e servidores municipais, o vereador José Luis Gomes, o deputado estadual Alexandre Postal e familiares marcou a formatura da primeira turma da oficina de marcenaria montada pela prefeitura de Candelária, através da secretaria municipal de Assistência Social.
A oficina de marcenaria composta por 12 máquinas foi viabilizada através de uma emenda parlamentar do deputado Mendes Ribeiro Filho. O projeto desenvolvido pela secretaria municipal de Assistência Social recebeu R$ 40 mil do Ministério do Desenvolvimento Social, valor ao qual se somou uma contrapartida de R$ 8 mil da prefeitura. A oficina foi criada para a qualificação e capacitação profissional de pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família. As aulas foram ministradas pelo marceneiro Adilson Goelzer de Lima. Além da parte prática, os alunos receberam noções de primeiros socorros, relacionamento interpessoal, preparação para o mercado de trabalho, entre outros ensinamentos. Conforme Adilson, o início foi um pouco difícil, mas, no final, o curso cumpriu com seu objetivo principal de capacitar os alunos a trabalhar com a madeira e as máquinas.
Segundo um dos formandos, Floravante Gomes da Silva, de 36 anos, que está desempregado, o curso foi uma experiência maravilhosa, parabenizando a secretária de Assistência Social, Lurdes Ellwanger, e o prefeito Lauro Mainardi pela iniciativa. Ele mostrou-se esperançoso em conseguir trabalho a partir da capacitação adquirida. Nas manifestações, a secretária Lurdes Ellwanger salientou que o curso não visa apenas a transformação da madeira, mas também das pessoas. Falando em nome da turma, Rogério Rusch disse que o aprendizado irá abrir novas portas aos formandos, reforçando os agradecimentos a todos que o viabilizaram. O deputado Postal parabenizou a prefeitura pela iniciativa, observando que através dela está dando o caniço e o anzol, o que é muito melhor, segundo opinou, do que repassar simplesmente o peixe. Já o prefeito Lauro Mainardi usou o exemplo do empresário Jair Gazin, presente à cerimônia, para destacar como um humilde trabalhador pode crescer quando mostra dedicação e perseverança. “Só o trabalho dignifica o homem”, enfatizou, ao concluir. Encerrados os pronunciamentos, seguiu-se a entrega dos diplomas e uma palestra do engenheiro florestal Jorge Farias. Confira mais fotos da formatura no site da Folha.