Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Amplia??o da 153 cada vez mais longe

A comitiva de prefeitos da região centro-serra, que viajou a Brasília no início da semana, voltou atrás na idéia de denunciar ao Governo Federal a manobra do governo do estado em levar para a região de Santa Cruz do Sul os recursos para atender as obras da BR 153, que incluiria Cerro Branco no rol dos municípios beneficiados com investimentos nas obras. O dinheiro deve ser mesmo aplicado na RS 471 e o sonho de trazer o projeto da rodovia RS 481 para a região está cada vez mais longe. Segundo o Jornal do Povo, no final da tarde de quarta-feira o vice-prefeito de Cachoeira, Hilton De Franceschi, chegou a declarar que a denúncia de tentativa de roubo da estrada tinha sido feita aos técnicos do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), mas o prefeito de Cerro Branco, Jorge Hoffmann, não confirmou. “Não fizemos a denúncia porque vamos lutar pelo que é nosso, sem atirar pedra nos outros”, resumiu Hoffmann. Depois, De Franceschi reconheceu que não foi feita nenhuma denúncia e o que foi feito foi apenas a entrega dos dossiês que mostram a necessidade da região receber investimento em estradas e as vantagens da ligação entre o norte do estado e Cachoeira do Sul.
Considerando ambas as rodovias importantes para o desenvolvimento, o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB) prometeu defender a inclusão dos dois projetos, RS 471 (Santa Cruz do Sul) e RS 481 (Cerro Branco) no orçamento da União.
Na próxima segunda-feira, em Porto Alegre, os prefeitos da região centro-serra voltarão a discutir com deputados da bancada gaúcha uma forma de buscar recursos federais para o projeto de pavimentação do trecho entre Cerro Branco e Sobradinho. Segundo o prefeito Jorge Hoffmann, por melhores que sejam as expectativas, a obra na RS 481 não deverá iniciar antes de 2009.

Segunda vez
No início da década de 80, por iniciativa de políticos de Santa Cruz do Sul, verbas destinadas para a RS 481 foram desviadas para dar origem ao traçado da RS 400, que desembocou em Candelária, mais perto de Santa Cruz do que de Cachoeira. O projeto da RS 481 que foi prejudicado há quase 20 anos, iria ligar Sobradinho até Cerro Branco.