Por:
Semana de feriados
Na próxima sexta-feira, 2, celebra-se o Dia de Finados, data de festejo da vida eterna das pessoas que já faleceram. Conforme já tradicional, neste feriado são promovidas missas e festividades em homenagem aos mortos. As pessoas vão aos cemitérios com flores, velas e orações, marcando uma época em que as famílias lembram seus falecidos.
Em Candelária, com a proximidade do Dia de Finados a secretaria municipal de Obras realizou melhorias nos cemitérios. Na Vila Marilene, o campo santo recebeu pintura nova nos muros, além de uma limpeza geral em toda sua extensão. Já no Cemitério Municipal, as benfeitorias foram muitas. Reestruturação que pode ser percebida por todos que passam pelas ruas Botucaraí, Borges de Medeiros e Intendente Albino Lenz.
Conforme o secretário Ênio Rohde, na parte externa foi feito um trabalho de drenagem, que deu um fim à água acumulada ao redor da área. Além disso, quem passa agora pela rua Botucaraí na altura do cemitério já não precisa mais caminhar pelo meio da rua. Uma calçada de bloquetos de cimento com 1,5 metros de comprimento garante acessibilidade ao local. A entrada do campo-santo também recebeu as mesmas pedras, primando pelo aspecto da higiene e limpeza. Já na parte interior, Rohde explica que foi realizada limpeza ao redor dos túmulos e reforçada a quantidade de lixeiras. “Durante todo o feriado vai ter uma pessoa de plantão no cemitério para ajudar no que for preciso a população que for visitar seus mortos”, acrescenta. Por determinação do prefeito Lauro Mainardi, mesmo após o feriado de Finados os cemitérios permanecerão recebendo cuidados constantes. “O próximo passo será a construção de uma calçada na altura da rua Borges de Medeiros”, antecipa Rohde.
DECORAÇÃO – Com o auxílio do gabinete da primeira-dama, todo o perímetro do cemitério foi cuidadosamente ornamentado. Flores e plantas dão nova cara a quem chega ou passa pelo local. Para o secretário de Obras, o apoio do gabinete foi bastante importante para a reestruturação do cemitério. A primeira-dama Jussara Mainardi, por sua vez, agradece a todas as pessoas da comunidade que fizeram suas doações de mudas de diferentes plantas, como Dolores Heinze, Sandra Heinze, Verônica Ensslin, Luiz Valdir Soares (Balaio) e Alcenira da Silva.
Feriadão altera rotina no comércio e órgãos públicos
Os feriados da Reforma Luterana e do Dia de Finados determinaram uma série de alterações na rotina de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. A Folha de Candelária realizou um levantamento dos horários de funcionamento nos principais supermercados da cidade e nas prefeituras de Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais. Destes três municípios, somente em Novo Cabrais não é feriado municipal hoje. Cerro Branco comemora o Dia da Reforma, mas um decreto municipal postergou o feriado para amanhã, quinta-feira, para emendar com o feriado do Dia de Finados. Em Candelária, os servidores municipais terão o mais longo feriadão do ano. A prefeitura fechou as portas ontem e reabre somente na segunda-feira.
NOVO CABRAIS – No município não é comemorado o Dia da Reforma, mas a prefeitura instituiu desde o dia 14 de outubro o turno único, funcionando no horário das 7h30 às 13h30 de segundas a sextas-feiras. O posto de atendimento do Banrisul de Novo Cabrais estará fechado hoje, Dia da Reforma, em razão de estar subordinado à agência de Candelária, onde não há funcionamento. Feriado em Novo Cabrais, somente na sexta-feira, Dia de Finados.
CERRO BRANCO – Cerro Branco também comemora no dia 31, a Reforma Luterana, mas por decreto do prefeito, o feriado na prefeitura foi postergado para amanhã, quinta-feira. Com o feriado do Dia de Finados na sexta-feira, 2, a prefeitura só reabre na segunda-feira, o mesmo acontecendo com as agências locais do Sicredi e do Banrisul.
Estabelec. - 4ª feira - 5ª feira - 6ª feira - Sábado - Domingo
Imec: até as 12h - normal - das 8 às 20h30 - normal - até as 12h
Moura: até as 12h - normal - até as 12h - normal - até as 12h
Popular: até as 12h - normal - até as 12h - normal - fechado
Portella: até as 12h - normal - até as 12h - normal - fechado
VS: fechado - normal - fechado - normal - até as 12h
Único: até as 12h - normal - até as 12h - normal - fechado
Wollmann: até as 12h - normal - até as 12h - normal - até as 12h
Bancos: fechado - normal - fechado
Prefeitura: fechado - fechado - fechado