Por:
Sem certifica??o, BB n?o financia arrozeiros
Conforme a Federarroz, muitas foram as dificuldades para convencer o Banco do Brasil a financiar lavoura de arroz sem a utilização de sementes certificadas, conforme estabelece a Lei de Sementes 10.711 de 25/8/2003 e Decreto 5.153 de 23/07/2004. De acordo com a instituição financeira, esta foi a segunda e última safra financiada sem cumprir esta exigência.
Em função desta decisão, a Federarroz está repassando orientações para que os produtores estejam preparados e não fiquem prejudicados a partir da próxima safra. “Entendemos que não há mais como sustentar esta situação e assumimos o compromisso de incentivar os produtores a estarem preparados para produzir ou adquirir a semente para a próxima safra”, explica Valter José Pötter, presidente da Federarroz, ressaltando a importância de atender a legislação vigente e em respeito aos produtores de semente.
OPÇÕES - O produtor tem duas opções quanto ao uso ou utilização de semente certificada.
• Comprar a semente: comprar a semente certificada de um produtor ou empresa cadastrados como produtor de semente. Guardar a nota fiscal para apresentação no banco no momento do pedido do financiamento;
• Produzir a própria semente: comprar a semente certificada de um produtor ou empresa cadastrada como produtor de semente e produzir para si mesmo. Guardar a nota fiscal para apresentação no banco no momento do pedido do financiamento. Preencher o formulário “anexo XXXIII” e encaminhar para Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Endereço: Av. Loureiro da Silva, 515 sala 514 - 5º andar. Cep: 90.010.420 - Centro -Porto Alegre/RS.
Informações
Maiores informações pelo telefone (51) 32849530, com Mauro Rugiro, chefe do Serviço de Fiscalização Agropecuária do MAPA ou Celiana Oldoni, secretaria Administrativa. O e-mail para contato é o celianaoldoni@agricultura.gov.br.
Mias informações quanto ao preenchimento da declaração de inscrição de área para a produção de sementes para uso próprio, estão a disposição no Sindicato Rural de Candelária.