Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Granizo destr?i lavouras na regi?o do campo

A chuva forte e o granizo que caiu no final da tarde do último domingo, 28, causou prejuízos de considerável monta na região do campo, uma das mais produtivas do município de Candelária.
Segundo o coordenador do centro de mutualidade da Afubra, Carlos Loewe, a incidência de granizo atingiu lavouras de fumo e de milho nas localidades de Rincão da Lagoa, Capão do Valo, Pinheiro, Rincão do Taquarussú e Bom Retiro, com o registro de 45 ocorrências, com perda total na maioria das propriedades atingidas. O coordenador afirmou que a queda de granizo nestas localidades teria sido o começo, pois foram registradas mais de mil ocorrências nos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz, Passo do Sobrado e Venâncio Aires. Nos próximos dias, as equipes da Afubra estarão no município contabilizando os prejuízos nas lavouras danificadas.
O agricultor Rogério Diehl, residente na localidade de Linha Palmeira, foi um dos prejudicados pelo temporal de granizo. O produtor teve perda total nos 25 hectares da sua lavoura de milho, situada na localidade de Bom Retiro. Segundo ele, a lavoura foi devastada pelo granizo. “Foi horrível, as pedras eram grandes, do tamanho de uma bolita”, contou. O agricultor calcula um prejuízo de aproximadamente dois mil sacos que deixará de colher. “Estive aqui olhando a lavoura no domingo e ela estava bonita, logo depois aconteceu isto. Dá vontade de chorar”, relatou. Diehl contou que plantações de aveia, situadas próximas, também sofreram com o granizo, sendo achatadas com a força do vento e das pedras. O agricultor disse que esta é a primeira vez que cultiva o milho e que não possui o seguro da lavoura. “Vou torcer para o tempo melhorar e a lavoura se recuperar”, concluiu.