Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Estudantes de Candel?ria no 54? Congresso da UGES

Tramandaí será palco, nos dias 10 e 11 de novembro, do 54º Congresso da União Gaúcha de Estudantes - UGES -, recebendo delegações de todos os cantos do estado. Juntamente com o Congresso da UGES, acontece a etapa estadual do Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas. Na ocasião, deverão ser aprofundadas as discussões a respeito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), da implementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), sobre os rumos da Educação no estado.
Segundo os organizadores, o congresso da UGES pretende também garantir, de uma vez por todas, a aprovação de uma Lei de Meia-Entrada, que já é realidade em Porto Alegre, por exemplo, e que representa um importante passo para aprovação de uma Lei em nível Estadual.
Pelo menos 20 candelarienses estarão presentes no Congresso, com representações das escolas Guia Lopes, Lepage, Medianeira, Ulbra, Christiano Graeff, La Salle e Penedo, sendo que os representantes dos educandários já foram escolhidos previamente. No Congresso Estadual serão escolhidos os delegados para o Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, que acontecerá em dezembro, em Goiânia. Pelos critérios de escolha, Candelária deverá ter pelo menos três representantes no encontro nacional.

A Educação que queremos
No Rio Grande do Sul, os estudantes são mais de 2,6 milhões. Destes, os que estudam em escolas estaduais são aproximadamente 1,6 milhão. Os congressos objetivam buscar no jovem a responsabilidade não só com o futuro, mas também com o presente, na luta por uma escola pública que continue avançando com mais qualidade.
A educação gaúcha tem o histórico de qualidade acima da média do país, porém, ao contrário de outros estados, onde a classe média migrou da Escola Pública para a particular em decorrência da queda da qualidade do ensino, aqui ocorreu o inverso, o que ressalta a importância de se conservar a escola público como um espaço para todos.
Nesse momento em que nosso Estado passa por uma situação difícil, o protagonismo dos estudantes é imprescindível, reafirmando a educação como prioridade na luta por um Rio Grande forte, avançando na qualidade do nosso ensino público e devolvendo a esperança à juventude.