Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Reuni?o define detalhes de leil?es de arroz

O setor produtivo do arroz discute nesta terça-feira, 6, os detalhes dos três leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP) que serão realizados pelo governo federal. O VEP é um mecanismo que permite escoar o arroz de uma região que esteja abastecida para uma que não tenha arroz em estoque. Os leilões são de estoques públicos que, segundo estimativas do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), chegam a 1,3 milhão de toneladas.
Conforme o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o Estado é o único brasileiro com estoques de arroz de qualidade suficientes para abastecer as indústrias do centro do país, especialmente Mato Grosso, Piauí, Goiás, Tocantins e Maranhão. Além de valorizar o produto, os leilões vão ajudar a liberar armazéns para a próxima safra. Nesta semana, o setor arrozeiro reuniu-se com a Conab e com a Secretaria de Política Agrícola para negociar os pregões.
A reunião hoje deve contar com a participação de Irga, Federarroz, Farsul, Fearroz, Sindarroz, Sindapel, Abiap e Conab. Conforme o indicador do Cepea, a saca de 50 quilos, com 58% de grãos inteiros, foi comercializada, em média, a R$ 22,57 na semana passada.