Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Novo planeta

Surge a notícia de um novo planeta descoberto por astrônomos. Este novo planeta pertence à órbita de uma estrela chamada “55 Cancri” - seria uma irmã gêmea do nosso Sol. Porém, a descoberta de “novos’ planetas não é algo “novo”. Já foram descobertos 250 planetas fora do sistema solar. Devem existir milhares! Imaginem se há pelo menos 10 planetas girando ao redor de cada estrela! Seriam bilhões!
O universo é enorme! É grande demais! É quase inimaginável! Alguns resumem o seu tamanho dizendo que ele é infinito.
Dentre as descobertas de um novo planeta sempre resta a esperança de se encontrar, além de ETs, um possível lugar habitável, que representa uma nova oportunidade. No imaginário está um novo lugar, está a construção de um novo mundo - como diz aquela música do rei Roberto Carlos: “além do horizonte, existe um lugar, bonito e tranqüilo, prá gente se amar”.
Mas, será que seria assim? Será que bastaria nos mudarmos para um novo planeta que os problemas sumiriam? Será que os problemas possuem sua raiz no nosso planeta ou será que os problemas estão no coração dos moradores deste planeta - os seres humanos? O fato é que o mundo interior, aquilo que chamamos de coração ou de alma, é igualmente um vastíssimo universo, cheio de poluições, amarguras e tristezas, e especialmente, de algo que chamamos de pecado. Por isso, não adianta procurar um novo lugar, um novo endereço, não adianta encontrar um “novo” planeta habitável, pois se o “novo” não começar dentro de nós, não há nada lá fora que sinalize esperança, nem mesmo a anos-luz de distância.
Por isso julgo importante escrever sobre a mudança que Deus realiza nas pessoas. Um dia, no Novo Céu e na Nova Terra descritos na Bíblia, as mudanças serão completas, pois já não haverá morte, nem dor, nem imperfeição, nem tristezas. Porém, Deus, em seu poder, realiza mudanças já nesta vida, onde as pessoas não ficam perfeitas, mas são constantemente aperfeiçoadas. Elas não deixam de errar, mas passam a querer muito acertar. Podem não conseguir mudar o mundo, mas conseguem ter sua vida transformada.
Além disso, passamos a ver a maestria do Criador diante do grandioso Universo! Cultivamos a humildade, pois somos pequenos em comparação ao mundo que nos cerca, mas, diante da amizade que nos é apresentada em Jesus, sentimo-nos e sabemos que, mesmo sendo pequeníssimos, somos amados por Deus e assim, vivemos como planetas, girando ao redor da Luz de Deus, a Estrela que nos ilumina.