Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Sociedade Guilherme Tell: mem?ria preservada

Um ato de coragem e de consciência! Assim pode ser definido o gesto de Robert Gewehr, ao preservar, em sua residência, a documentação referente à Sociedade Guilherme Tell, em uma época em que manter documentos ou livros escritos em Língua Alemã era crime. Sua atitude pode-ria, no mínimo, ter resultado em sua prisão, com conseqüente abertura de inquérito e condenação e, em casos extremos, tortura e morte.
Mas o amor, não a um país distante de onde procediam seus ancestrais, porém, a uma sociedade criada por seus conterrâneos, em 1908, na Linha Bernardino da Roza Loureiro, o fez guar-dar o que seria parte da memória de um grupo de pessoas unidas em torno de um pouco de alegria e da união. Recentemente, no sótão de sua antiga residência, foi encontrado o Livro de Atas e o 1° Livro de Prestação de Contas da Sociedade.
A história da Sociedade Guilherme Tell, ou Schützenverein Freischütz foi fundada em 30 de maio de 1908, na residência de Christian Ellwanger, sendo sua diretoria composta por Hermann Kottwitz (Presidente), Carl Welker (Secretário), Raymund Welker (Tesoureiro), João Ellwanger (1º Suplente) e Emil Müller (2° Suplente). Integravam ainda a entidade: Christian, Reinhold e Fridolin Ellwanger, August Steindorf Filho, Peter Born, Fridolin Wollmann e Gustav Rohde. A sociedade iniciou suas atividades no salão de Christian Ellwanger, próximo ao local onde hoje residem Renilda Züge e Arlindo Ellwanger, na Linha Bernardino. Tempos depois, sua sede foi transferida para o Salão Dürrewald, adquirido mais tarde por Carlos Pohl, localizado na Rua Lopes Trovão, próximo à RS 481, onde permaneceu até 1930. Com o advento da II Guerra Mundial, teve suas atividades parali-sadas até 1937, quando Reinaldo Ellwanger, mais conhecido por Bromberg, construiu novo salão quase em frente ao antigo, reiniciando sob o nome de Sociedade Guilherme Tell. Posteriormente, o salão foi adquirido por Edgar Schuler. Hoje, denominada Associação Guilherme Tell, a entidade conta com 146 sócios, tendo como diretoria: Nereu Kochenborger (Presidente), Otávio Steil (Vice), Oli Rusch (1º Secretário) Reinildo Eckel (2º Secretário), Acélio Züge (Tesoureiro) e Oswaldo Herbert (2° Tesoureiro), com sede no salão de Rogério Schwanz, na Linha Curitiba. E todos, emocionados com o resgate da história de sua sociedade, expressam sua gratidão a este homem simples, chamado Robert Gewehr.

Por Marli Marlene Hintz - Pesquisadora e escritora