Por:
Alem?es trocam o frio Europeu pela primavera brasileira
Amigos pessoais do empresário Alberto Radtke, o casal de alemães Sigrid e Dieter Fink está pela terceira vez no Brasil, a segunda em Candelária, onde estiveram também em 2004. Nesta oportunidade, trouxeram consigo outro casal de amigos para conhecer um pouco do Brasil e da cultura germânica enraizada no município, Christiane Wagner e Gerald Schenk.
Após visitarem diversos pontos de Candelária e da região, como o Botucaraí, a Cerâmica Candelária e a fazenda de Guilherme Scheffel, os visitantes alemães estiveram na redação da Folha, onde falaram um pouco sobre a viagem e sua impressão sobre o município. Impressionados com a amizade e receptividade das pessoas, eles disseram que o que mais chamou a atenção de todos foi o dileto falado aqui. “Eles ficaram encantados como o alemão se manteve vivo durante tanto tempo”, explica Kadtke.
Durante sua estadia na cidade, os visitantes aproveitaram também para fazer um intercâmbio religioso. Secretária de um pastor evangélico na Alemanha, Sigrid, acompanhada dos demais, participou de uma reunião com o grupo de canto da IECLB na noite de quarta-feira, 7. Mas as relações com entidades do município não param por aí. Curiosamente Dieter Fink é bombeiro e foi ele próprio quem arrumou o caminhão que veio para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária ainda em 1997.
Na tarde de ontem, 8, Sidrid Fink, Dieter Fink, Christiane Wagner e Gerald Schenk partiram de Candelária com rumo a Três Passos, onde também devem visitar amigos brasileiros. Posteriormente, a viagem segue para Palmitos (PR) e Florianópolis (SC). A volta para Buseck, no centro da Alemanha, está prevista para o final de novembro.