Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Pacota?o de Yeda ? massacrado

O dia 14 de novembro de 2007 foi de derrota para a governadora Yeda Crusius. Completando 10 meses de governo, o pacote que ela mandou para a Assembléia Legislativa, cuja idéia central era o aumento de impostos, foi rejeitado por 34 votos a zero na votação ontem. Até deputados que integram a base aliada de Yeda votaram contra o projeto.
Os que eram favoráveis ao pacote usaram a tática de esvaziar o Plenário, contando que, com isso, não haveria quórum para apreciação dos projetos o que daria ao governo mais uma semana para tentar convencer deputados que se mostravam indecisos. A pressão popular, do setor produtivo e das entidades de classe de trabalhadores, indústria e comércio, contudo, fez com que uma folgada maioria contra o pacotaço se formasse no plenário.
"É um dia histórico para o Rio Grande. Yeda se elegeu prometendo um novo jeito de governar mas o que se viu desde o primeiro dia de sua administração foi uma sucessão de crises internas e externas, falta de articulação política, autoritarismo e, finalmente, corrupção. Politicamente, o governo Yeda acabou", avalia o deputado Elvino Bohn Gass, vice-líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa.
O placar final do projeto que aumentava ICMS ficou assim:
PT = 9 votos (Bohn Gass, Raul Pont, Ronaldo Zulke, Ivar Pavan, Dionilso Marcon, Marisa Formolo, Fabiano Pereira, Stela Farias e Daniel Bordignon - o PT tem 10 deputados mas Adão Villaverde estava presidindo a sessão e, portanto, não votava)
PP = 8 votos (Leila Fetter, Francisco Appio, Mano Changes, Marco Peixoto, Silvana Covatti, João Fischer, Adolfo Britto e Jerônimo Goergen)
PDT = 5 votos (Adroaldo Loureiro, Gerson Burmann, Gilmar Sossella, Kalil Sehbe, Paulo Azeredo)
Democratas = 3 votos (Paulo Borges, José Sperotto e Marquinho Lang)
PMDB = 3 votos (Edson Brum, Nelson Harter e Alvaro Boessio)
PSB = 2 votos (Miki Breier e Heitor Schuch)
PTB = 2 votos (Kely Moraes e Cassiá Carpes)
PcdoB = 1 voto (Raul Carrion)
PPS = 1 voto (Berfran Rosado)
Total = 34 votos contra; nenhum voto a favor