Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Uma festa pela educa?

“Um mega evento”. Esta é definição dada pela secretária municipal de Educação, Carine Carvalho, ao referir-se às atividades programadas para a próxima semana. Dos dias 20 a 23 de novembro o CTG Sentinela dos Pampas será palco de três eventos educativos, a 2ª Expoeducação, o Túnel dos Sentidos e a Feira do Livro Itinerante.
A segunda edição da Expoeducação, que substitui as antigas feiras de ciências e mostras de projetos escolares, acontecerá nos dias 20 e 21 próximos. Conforme Carine, esta será uma oportunidade das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Candelária mostrarem à comunidade candelariense os projetos e produções científicas e artísticas que se destacaram no ano letivo de 2007. Uma das inovações para este ano é abertura integral à visitação nos três turnos, com destaque para as noites culturais programadas. A primeira noite cultural, agendada para terça-feira, 20, contará com apresentações artístico-culturais das escolas municipais, além da participação da Associação Cultural Érico Veríssimo. Já na noite seguinte, 21, é a vez dos educandários estaduais e particulares abrilhantarem o evento. A entrada para as noites culturais é franca, mas os organizadores solicitam a colaboração com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado aos projetos sociais do gabinete da primeira-dama.
Concomitantemente, será realizada uma iniciativa inédita, com a concretização do chamado Túnel dos Sentidos. Realizado pelo Comitê da Água com o apoio da prefeitura, Emater/RS – Ascar e secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o evento acontece de 20 a 23 de novembro. Segundo os organizadores, trata-se de um espaço dividido em quatro partes, onde são explorados os quatro sentidos, audição, tato, olfato e visão em prol da conscientização de preservação do meio ambiente. “O túnel mostra a evolução da degradação da natureza”, explica Elaine Skolaude, extensionista de Emater. A visitação será aberta à comunidade na parte da noite, já que durante o dia a prioridade é para as escolas.
FEIRA DO LIVRO – Outra atração será a chamada Livraria das Faculdades, do projeto Cultura nas Estradas. Trata-se de uma carreta com uma feira do livro itinerante, que virá diretamente de Passo Fundo através da intermediação do Colégio Medianeira. Nos dias 21, 22 e 23 a feira do livro itinerante estará estacionada em frente ao CTG Sentinela dos Pampas.

Programação
• Dia 20 de novembro (terça-feira): 9h – Abertura Oficial da II Expoeducação e Túnel dos Sentidos; 10h às 11h 30min – Visitação à II Expoeducação e Túnel dos Sentidos; 13h 30 min às 17h - Visitação à II Expoeducação e Túnel dos Sentidos; 19h às 21h 30min - Visitação à II Expoeducação e Túnel dos Sentidos; 19h – Noite Cultural ao encargo das Escolas da Rede Municipal de Ensino e Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo. • Dia 21 de novembro (quarta-feira): 8h 30min às 11h 30min – Visitação à II Expoeducação e Túnel dos Sentidos; 13h 30 min às 17h - Visitação à II Expoeducação e Túnel dos Sentidos; 19h às 21h 30min - Visitação à II Expoeducação e Túnel dos Sentidos; 19h – Noite Cultural ao encargo das Escolas das Redes Estadual e Particular de Ensino. • Dia 22 de novembro (quinta-feira): 8h 30min às 11h 30min – Visitação ao Túnel dos Sentidos; 13h 30 min às 17h - Visitação ao Túnel dos Sentidos; 19h às 21h 30min - Visitação ao Túnel dos Sentidos. • Dia 23 de novembro (sexta-feira): 8h 30min às 11h 30min – Visitação ao Túnel dos Sentidos.