Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Fumo com nova classifica?

A nova sistemática de classificação do fumo já está valendo. Decorrido o prazo de 180 dias desde a publicação no Diário Oficial, a Instrução Normativa no 10, que contém o Regulamento de Identidade, Qualidade, Embalagem, Marcação e Apresentação do Tabaco em Folha Curado, entrou em vigor no mês passado. Liderada pela Câmara Setorial da Cadeia do Fumo, a elaboração do documento, que consumiu quase dois anos de trabalho, revogou as portarias 526, de 20 de outubro de 1993, e 079, de 17 de março de 1994.
De acordo com o presidente do órgão, Romeu Schneider, o novo regulamento traz como principal alteração a redução do número de classes da variedade virgínia. Das atuais 48 separações, a comercialização do produto obedecerá 41 classificações.
As mudanças estão contidas em um folder explicativo, produzido pelo próprio setor. São 220 mil impressos que estão sendo distribuídos aos produtores através dos orientadores das empresas fumageiras, entidades representativas e órgãos oficiais de classificação. “Neste momento, penso que a grande maioria dos fumicultores já tem conhecimento do novo sistema”, diz Schneider. Para ele, as alterações são simples de serem entendidas, visto que as posições e as cores permanecem praticamente as mesmas. “Oito classes foram eliminadas - TL3; TK3; BL3; BK3; CL3; CK3; XL3 e XK3 -, e incluída uma nova, denominada N”, ressalta.
O presidente da Câmara Setorial diz que foram confeccionadas também três mil cartilhas, onde consta o texto completo do novo regulamento. Segundo Schneider, o material tem como principal destino os classificadores dos órgãos oficiais. Sobre o acordo, o dirigente frisa que a mudança na sistemática de classificação não é tão significativa. Mesmo assim, Schneider acredita que a nova sistemática será melhor compreendida pelos fumicultores e que a mesma irá reduzir o dispêndio de mão-de-obra no momento da classificação.