Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O foco est? na sustentabilidade

A promoção conjunta da 2ª Expoeducação, Túnel dos Sentidos e Livraria Itinerante é uma iniciativa que deve ser repetida nos próximos anos, tamanha foi a repercussão e aceitação do público. A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira, 20, e contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade, professores, alunos e ainda autoridades, como os secretários municipais e o prefeito Lauro Mainardi.
Nos pronunciamentos da solenidade a secretária de Educação, Carine Carvalho, destacou a importância de eventos que primem pela formação de cidadãos competentes, principalmente conscientes em relação à sustentabilidade do planeta e qualidade de vida. “Este é um espaço de comunhão, para que todos juntos compartilhem idéias e informações”, disparou. Já o chefe do executivo defendeu a educação como o melhor investimento que se pode fazer. “Desenvolvimento e progresso com segurança devem estar alicerçados na educação”, afirmou Lauro Mainardi, abrindo o evento oficialmente.
Durante os dias da Expoeducação, a movimentação foi intensa no salão principal do CTG Sentinela dos Pampas, onde foram realizadas as atividades. Muita gente se mobilizou para ver os trabalhos científicos e artísticos desenvolvidos pelas escolas municipais, estaduais e particulares de Candelária. Além disso, as noites culturais, realizadas na terça e quarta-feira, foram um espetáculo à parte, onde apresentações dos educandários e da Associação Cultural Erico Verissimo encantaram a platéia. Mesmo com entrada franca, muita gente atendeu ao chamado dos organizadores e colaborou com a doação de alimentos não perecíveis.
Já o Túnel dos Sentidos segue até hoje, 23. Realizado pelo Comitê da Água com o apoio da Emater/RS – Ascar, prefeitura e secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o túnel chama a atenção pela sua funcionalidade. Projetado por Erian dos Santos (Pinto), o espaço atende a suas propostas iniciais e, através do tato, olfato, visão e audição, mostra a evolução da degradação na natureza e faz pensar: afinal, o que estamos fazendo no nosso planeta? Os organizadores agradecem o apoio dos monitores voluntários integrantes das entidades que compõem o Comitê da água que auxiliaram no Túnel dos Sentidos. A carreta da Livraria das Faculdades também permanece estacionada até esta sexta-feira no CTG Sentinela, garantindo o contato dos visitantes com boa literatura.

Rota saudável ao futuro
Quem acompanhou a abertura do evento foi a coordenadora regional de bem-estar social da Emater, Marilene Ferreira. Atuando nos 52 municípios da região, ela destacou a validade da iniciativa no sentido de resgatar os valores que a sociedade precisa realmente aprofundar devido ao objetivo de sustentabilidade do planeta. “Esperamos que todos tomem uma rota saudável em relação ao futuro e que atividades como esta possam resgatar as coisas boas do mundo”, sintetiza. “Candelária está de parabéns. É a primeira vez que vejo um evento tão completo e significativo”, conclui.