Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Coral Municipal comemora primeiro ano com muitos planos

A música rege nossas vidas. Muito antes de nossos antepassados saberem o que era e o que representava, já tinham contato com esta arte, que é tida por muitos como a única expressão poética autêntica, ou, em outras palavras, a linguagem universal, que se pode compreender em qualquer idioma. A música está em todos os lugares e se apresenta de diferentes formas, conforme a cultura ou preferências das pessoas. Ela é expressão, é mistura de sentimentos...
Em Candelária, há uma vasta gama de opções para os amantes da música. Entretanto, uma novidade recente importante é, sem sombra de dúvida, o Coral Municipal de Candelária. Conforme o presidente da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), Roque Rathke, o coral surgiu a partir do sonho de algumas pessoas da comunidade local. “A Associação Cultural foi fundada em 2005 já com o intuito de instituir o coral. Foi através da Accev que o sonho se tornou realidade”, explica.
E o que era utopia, hoje está consolidado. Em março o Coral Municipal de Candelária comemora seu primeiro aniversário. Os passos inicialmente pequenos vão ficando a cada dia mais firmes e largos, caminhando rumo ao futuro. Atualmente, o coral conta com 42 integrantes, sendo 40 cantores e dois regentes, Ana Maria Schmitt e Cláudio Luis Cirolini. Deste grupo, seis ainda são instrumentistas. Para comemorar a passagem do primeiro ano de atividade, nada de festa, segundo antecipou Rathke, mas muito ensaio. Os encontros acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras, no Clube Rio Branco, e começam com noções de técnica vocal, o aquecimento da voz, seguidos dos ensaios das peças. “Cada peça tem uma coreografia diferente, ou seja, uma dança, uma arte cênica e outros recursos que tornam o visual mais atrativo”, esclarece a regente Ana Maria.
Roque Rathke ressalta que a criação do coral se viabilizou a partir do apoio da Prefeitura. Através de um convênio, a municipalidade repassa uma importância mensal para a Accev, usada para o pagamento dos regentes. No seu repertório, o Coral Municipal de Candelária já contabiliza um total de 22 peças musicais. As apresentações são feitas conforme os convites recebidos de outros corais e de outros municípios. A mais recente delas foi na programação do Natal Luz de Candelária, que emocionou e encantou o público. Os projetos para o futuro incluem a gravação de um CD no segundo semestre deste ano e uma excursão para a Alemanha em 2008. Em relação à viagem, vários contatos já foram mantidos e a idéia é realizar várias apresentações em solo alemão. “Queremos promover um intercâmbio cultural com as pessoas e corais de uma nação com a qual nos identificamos bastante”, conclui Roque.