Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Candelariense ? acusado de homic?dio em Vale do Sol

O fim de um relacionamento amoroso entre a jovem Carla Claudira Hoesel e o candelariense Roberto Soares, de 23 anos, resultou na morte da amiga dela, Graziele Ritzel, de apenas 17 anos. O crime ocorreu por volta da 1h da última quarta-feira, 28, e deixou consternada a localidade de Faxinal de Dentro, no município de Vale do Sol.
Segundo o relato de Carla à polícia, naquela hora Graziele seguia na carona de sua moto quando retornavam de Santa Cruz do Sul. Elas iriam dormir em sua residência, onde colheriam fumo no dia seguinte. Próximo ao ginásio Cipriano, em Faxinal de Dentro, o candelariense as teria abordado, pois, segundo alegou, Roberto queria reatar o namoro. Diante da recusa – o casal já havia terminado o relacionamento em fevereiro deste ano – as duas amigas teriam saído do local, quando Roberto passou a perseguí-las. No local conhecido como Corredor da Miquita, em Faxinal de Dentro, Roberto teria atravessado a sua motocicleta na frente das garotas, obrigando-as a parar. Ela e Graziele então teriam descido da moto e passaram a conversar novamente com ele. Segundo o depoimento da sobrevivente, Roberto estava muito nervoso e teria pego um pedaço de madeira, desferido um golpe contra seu braço. Graziele teria tentado defender a amiga, agarrando Roberto pelo pescoço. Neste momento, Carla conseguiu fugir e foi pedir socorro à vizinhança. Momentos após, a 100 metros do local do crime, Roberto teria passado com sua motocicleta e desferido um tiro contra Carla, mas não a acertou. A garota se escondeu em uma residência e, depois, voltou ao local com os vizinhos, onde encontraram Graziele ferida mortalmente na cabeça. Roberto fugiu e não foi mais visto.
COMOÇÃO – Baseada nas informações de Carla, a polícia civil de Vale do Sol irá intimar o suspeito para se apresentar nos próximos dias. Graziele Ritzel era estudante da escola Polivalente, de Vera Cruz. A vítima era muito conhecida na localidade e neste ano havia sido escolhida como princesa da edição de 2007 da Coloniafest, realizada em Faxinal de Dentro.
O velório aconteceu no pavilhão da comunidade e o sepultamento às 17h30, no cemitério da localidade. Durante o sepultamento, amigos da garota realizaram um protesto contra a violência com faixas e cartazes. A adolescente deixa os pais Julita e Eloir Ritzel e as irmãs Mônica e Marinês.