Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Luciana, a Musa que virou apresentadora do concurso

Após a abertura do Musa do Sol para candidatas de outras cidades, por dois anos seguidos o concurso foi vencido por meninas de fora. Mas em 1992 uma candelariense voltou a ser coroada na Prainha Carlos Larger. Aos 16 anos, Luciana Santa Catharina foi a vencedora da 6ª edição do evento, emoção indescritível para ela. “É uma sensação maravilhosa”, resume. Em entrevista esta semana à reportagem da Folha, ela conta que antes deste título já havia participado de outros concursos, mas que tinha o sonho de ser uma Musa. “Desde as primeiras edições o evento consagrou meninas maravilhosas. Queria ser uma delas”, conta.
E ela conseguiu. E pôde, inclusive, manter-se ligada ao Musa do Sol ainda por alguns anos, ajudando na apresentação. Época em que ela revela ter presenciado a notoriedade do concurso. “É indiscutivelmente um sucesso. E não podia ser diferente. Acompanhei de perto o carinho dos organizadores com as meninas e seus familiares, o empenho da equipe em fazer uma festa para divulgar as inúmeras belezas naturais da cidade e, principalmente, a competência das pessoas que trabalham na Folha de Candelária”, declara, não poupando elogios. “O concurso não é feito só com candidatas, tem muita gente que rala nos bastidores. Jornalistas, bombeiros, decoradores, pessoas da cidade que são voluntárias, todos estabelecendo vínculo de carinho nos três dias de atividades”, acrescenta.
Para Luciana, são esses atributos que fazem com que o Musa do Sol tenha respaldo em toda região. “Ainda hoje encontro gente que ‘me conhece de algum lugar’. Então, quando converso com outras pessoas de outras cidades, mesmo no trabalho, é só perguntar pela Musa e logo se estabelece uma agradável conversa de histórias em comum e até uma amizade”, pondera.
Hoje aos 32 anos, morando em Santa Maria, Luciana é fonoaudióloga especializada em aquisição e desenvolvimento da linguagem, atuando em consultório particular e em assessoria a escolas. Recentemente, em 24 de novembro último, ela se casou com Carlos Augusto Costabeber, passando a assinar também o sobrenome do marido. Mesmo com uma vida estruturada, ela não esquece do tempo em que esteve envolvida com a Musa e nem dos momentos (até mesmo curiosos) do concurso que a consagrou. Ela conta que em 1992 choveu pouco antes de iniciar o concurso e que, em frente aos jurados, um homem que assistia de dentro da água gritou: “Sai pra lá, pé sujo”. “Olhei para baixo e vi meus pés e de todas as meninas com areia molhada entre os dedos e até nos calcanhares. Foi o sorriso mais espontâneo que dei em um concurso. Acho que deu certo”, lembra.

INTERESSANTE – Luciana revela que, com o passar dos anos, perdeu o contato com algumas amigas da época do Musa do Sol, mas não o carinho. “Felizmente a Internet nos aproxima das pessoas que moram longe. Depois da matéria da Folha de Candelária com a Vivian, por exemplo, nos reencontramos pela rede”, conta.

Musa do Sol 2008
Amanhã é o grande dia. O concurso Musa do Sol irá apontar a representante de Candelária para a grande final do evento em fevereiro de 2008. A festa será no ginásio do Minuano, na Vila Fátima, com animação da Banda Balada. Ingressos antecipados a R$ 10,00 podem ser adquiridos na Folha, na Cia da Foto, com Rogério Schwantz e com promoters. Ônibus saindo da cidade, em frente ao Bar Aba, passando pelo Rincão, às 22h30 e às 23h30 R$ 2,00 ida e volta. Não fique fora desta festa!