Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Leite, uma excelente oportunidade de neg?cio

No início deste ano foi formada no município a Comissão de Alternativas e Sustentabilidade do Meio Rural, composta por sete entidade envolvidas com a atividade agrícola, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS –Ascar, Sindicato Rural, Banco do Brasil, Sicredi, Inspetoria Veterinária e secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma das primeiras ações da comissão foi uma proposta lançada pelo BB no sentido de fomentar a bacia leiteira no município, que já teve significativa produção no passado. Nesse sentido, as entidades participantes realizaram excursões para conhecer sistemas produtivos de outras cidades e, posteriormente, fizeram um levantamento detalhado da pecuária leiteira em Candelária. Segundo Eduardo de Souza, da Emater, no total foram realizadas 50 visitas domiciliares, onde se constatou uma produção de quase 1.100 litros anuais de leite, produto comercializado para as empresas Parmalat e Consuel.
Após esta etapa, foram realizadas cinco reuniões na Linha do Rio, Rebentona, Travessão Schoenfeldt, Rincão da Lagoa e Picada Escura, que reuniram mais de 200 produtores destas localidades e dos arredores no sentido de debater a produção do leite. Assunto que também foi pauta de outros três encontros de diagnóstico rápido participativo no interior, nos quais os pecuaristas apontaram os principais problemas da produção, como as áreas pequenas para trabalhar, falta de recursos para investimentos, falta de assistência técnica, carência de instalações e equipamentos adequados e ausência de vacas de boa qualidade.
No diagnóstico final do trabalho, constatou-se a necessidade de cursos de capacitação como ferramenta indispensável para fomentar a produção leiteira em Candelária. A participação dos produtores em tais conferências é um dos requisitos dos órgãos financeiros para a liberação de financiamentos. Até o momento, já foram feitos três cursos, todos ministrados pelo Senar. Na próxima semana, dos dias 10 a 13 de dezembro, haverá mais um curso, cujo assunto é a nutrição de gado leiteiro.
FUTURO – Conforme Eduardo de Souza, o trabalho iniciado este ano continuará em 2008. Uma das novidades para o próximo ano é a prioridade dos bancos aos créditos para a produção leiteira. Para o chefe do escritório da Emater local, as entidades envolvidas com o projeto estão fazendo sua parte e os produtores também não podem deixar de fazer a sua. “Unidos vamos melhorar e aumentar a produção do leite em Candelária. Para isso, é imprescindível a contínua qualificação dos produtores. Quanto mais qualificação, mais produção”, conclui.

Bom negócio
As regiões brasileiras tradicionalmente produtoras de leite estão deixando o negócio de lado e passando a investir em cana-de-açúcar. Com a defasagem do produto, as empresas estão vindo para o Rio Grande do Sul atrás de demanda, o que abre o leque de oportunidades para os produtores gaúchos. Além disso, também há mercado a nível internacional, o que está tornando o Brasil exportador de leite e tornando a produção “a bola da vez”.