Logo Folha de Candelária
Informe Comercial 06/10/2023 08:42
Por: Diego Foppa

Cuidados precoces em saúde bucal: protegendo o sorriso de nossas crianças

Segundo Tuani Schmachtenberg, primeira consulta odontológica da criança deve ser realizada assim que possível

A odontopediatria é a área da odontologia voltada aos cuidados de saúde bucal desde bebês até adolescentes. Este campo de atuação vem sendo amplamente difundido, pois é através dele que ocorre a conscientização dos responsáveis pela criança, frisando sobre cuidados sobre uma higienização bucal adequada, hábitos alimentares e o correto desenvolvimento da dentição e da face.
A dentição decídua inicia sua formação ainda na vida intrauterina, por volta da sexta semana de gestação. Somente perto do sexto mês após o nascimento é que estes dentes irrompem na cavidade bucal. O que pode causar certo espanto, é que os dentes permanentes também iniciam sua formação ainda na gestação, por volta da vigésima semana. 
Uma dentição completa infantil tem 20 dentes. Possuem coloração leitosa, por isso são popularmente conhecidos como dentes de leite. A dentição permanente completa tem 32 dentes, sendo que o primeiro dente permanente, o primeiro molar, aparece na cavidade bucal por volta dos 5 anos. É fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos à higienização dos primeiros dentinhos do bebê, pois é por meio desse gesto simples, mas ao mesmo tempo desafiador, que a criança irá estabelecer o hábito de cuidar do sorriso e manter dentes saudáveis e funcionais por toda vida. Uma correta higienização bucal evita não somente a cárie dentária, mas infecções bucais e até mesmo problemas de autoestima na criança, caso o sorriso não esteja limpo e saudável. 
A primeira consulta odontológica da criança deve ser realizada assim que possível para orientar os pais sobre a melhor forma de higienizar os dentes, sobre quais materiais empregar para tal, e ainda, sobre como conduzir hábitos saudáveis de alimentação. Técnicas modernas, baseadas em conhecimentos científicos atuais, permitem que possamos acompanhar todo o desenvolvimento de um bebê até a fase adulta sem que passe por experiências traumáticas de dor ou procedimentos invasivos. 

Texto: Tuani Schmachtenberg, cirurgiã-dentista (CRO-RS 22046)
Endereço: Avenida Marechal Deodoro, 1244 – Candelária Fone/ Whatsapp: 9 9820 5657