Logo Folha de Candelária
Geral 06/07/2020 19:02
Por: Redação

Coronavírus: alerta para período crítico e medidas para evitar aglomerações

Gabinete de prevenção atualizou números e pediu máxima colaboração para evitar a bandeira vermelha na região

Em transmissão ao vivo no final da tarde de segunda, 6, integrantes do Gabinete de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus alertaram a população de Candelária sobre o agravamento da pandemia do coronavírus no estado e também na região. O prefeito Paulo Butzge abriu a live salientando que em mais de 100 dias a equipe tem se mantido vigilante e realizado os ajustes necessários para controlar o avanço da covid-19 no município. Neste sentido, antecipou que será regulamentada uma proibição do estacionamento de veículos em alguns locais durante a noite e madrugada para evitar aglomerações. A secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, atualizou os números do coronavírus no município, destacando que os atendimentos no centro instalado no prédio da Ulbra já somaram mais de 750, justificando essa unidade para consultas específicas de pacientes com sintomas de covid-19. A secretária também salientou a importância da pesquisa que será feita em três etapas nos 13 municípios da Amvarp para testar a taxa de contágio e, a partir dessas informações, realizar ações mais efetivas de combate à covid-19. Observou que em cada etapa serão realizados 93 testes rápidos em Candelária. As pessoas serão escolhidas por amostragem através de sorteios por setores censitários. “Se por acaso uma pessoa apresentar resultado positivo, todos os integrantes da família também serão testados”, observou. Grazieli ainda destacou que este é um período crítico da pandemia, pedindo o máximo de colaboração da comunidade na observância dos protocolos de saúde.

O coordenador do gabinete de prevenção, Dionatan Tavares, informou que na última atualização do mapa das bandeiras, a região que inclui Candelária não ingressou na bandeira vermelha por detalhes. Manifestou preocupação diante das informações de um surto da doença em Pantano Grande, de mais óbitos em Rio Pardo e do aumento de casos em Santa Cruz do Sul. Explicou que na hipótese da região ingressar na bandeira vermelha um eventual recurso fica prejudicado tendo emvista que na última sexta, 3, um paciente com coronavírus foi hospitalizado no município. Diante de tal indicador, conforme acrescentou, caso se confirme a bandeira vermelha, o município não terá outro remédio a não ser acatar as medidas restritivas previstas. Tavares registrou que até aqui o município tem conseguido manter a doença sob controle, evitando a replicação de cada caso registrado. Mas ele também entende que o mês de julho será o mais difícil. “Temos que ficar mais alertas do que nunca”, enfatizou.

O prefeito encerrou a transmissão dirigindo um apelo à toda a comunidade. Disse compreender que a situação não é fácil, mas lembrou que as circunstâncias são totalmente anormais. Neste aspecto, afirmou que se vive uma linha muito tênue, pois a qualquer momento pode se passar de uma realidade de mais coforto para uma mais grave, como aconteceu em Pantano Grande. Por isso, pediu mais um pouco de sacrifício à população, reforçando a necessidade do uso de máscara, de se manter os hábitos de higienização das mãos e de cumprir ao máximo as regras de distanciamento social. Ao lembrar da passagem do aniversário de Candelária no dia seguinte, desejou que todos possam em breve não comemorar apenas essa data mas a vitória da humanidade contra o coronavírus.