Logo Folha de Candelária
Geral 10/04/2019 11:18
Por: Tiago Mairo Garcia

Conferência debate a saúde pública em Candelária

Evento está sendo realizado na Comunidade Católica de Candelária

  • Mesa de honra formada por autoridades - Fotos: Tiago Mairo Garcia - Folha de Candelária
  • Palestra com a médica Ana Cecília Bastos Stenzel - Fotos: Tiago Mairo Garcia - Folha de Candelária
  • Comunidade irá debater novas diretrizes para a saúde pública
  • 6ª Conferência Municipal de Saúde debate o tema Democracia e Saúde
  • Apresentação dos alunos do Caps foi aplaudida de pé pelos presentes

Teve início na manhã desta quarta, 10, no Salão da Comunidade Católica de Candelária a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Um expressivo público se credenciou para participar do evento realizado a cada quatro anos e que em 2019 debate o tema “Democracia e Saúde”, com o objetivo de resgatar as diretrizes da saúde pública inserida na Constituição Federal de 1988 e debater novas ideias para melhorar cada vez mais o atendimento da saúde pública nos dias atuais.

Após um café da manhã, foi realizada a solenidade de abertura com a mesa de honra composta por Grazieli Priebe, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Cecília Bastos Stenzel, médica convidada para ministrar palestra, Sandra Gewher, Secretaria Municipal de Saúde, Dionatan Tavares, Secretario Municipal de Administração que representou o prefeito Paulo Butzge e o vice-prefeito Nestor Ellwanger que estão em viagem a Brasília participando da Marcha dos Prefeitos; e de Mário Filho, coordenador-adjunto da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A abertura foi encerrada com uma apresentação musical realizada por alunos do Caps com participação do público. Em seguida teve início a palestra ministrada pela médica Ana Cecília Bastos Stenzel, que abordou o tema “Saúde e Democracia: Saúde como Direito e Consolidação dos Princípios do SUS, Financiamento adequado e eficiente e Gestão que unifique o SUS”. A palestrante é medica sanitarista, mestre em saúde coletiva pela Unicamp, de São Paulo, médica auditora e servidora aposentada do Ministério da Saúde e atuou como coordenadora do Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria Estadual de Saúde.

Ao meio-dia será servido almoço e a tarde, a partir das 13h, ocorre os trabalhos em grupo divididos pelos seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; Financiamento adequado e eficiente para o SUS e Gestão que unifique o SUS. Às 14h30 acontece a apresentação das propostas por grupo e as 15h30 a eleição dos delegados para a participação na 8ª Conferência Estadual de Saúde. O evento será encerrado às 16h.