Logo Folha de Candelária
Geral 21/09/2023 15:43
Por: Odete Jochims

Projeto Colmeia do Saber é premiado no 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo

Criada em 2019, iniciativa do Sicredi Centro Serra foi destaque em evento realizado no Distrito Federal

Projeto fomentado pelo Sicredi na região Centro Serra, o Colmeia do Saber agora é referência nacional. Durante a última semana, o trabalho desenvolvido na região foi premiado no 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, que ocorreu do dia 18 a 20 de setembro, em Brasília. A cooperativa foi destaque na categoria Relatos de Experiência em Educação, Inovação e Diversidade, através do estudo feito pela pesquisadora e professora de História na Universidade Regional do Noroeste do Estado, Danieli de Oliveira Biolchi, que contou com a contribuição da assessora de desenvolvimento em cooperativismo da Sicredi Centro Serra, Luci Fornari Abreu e assessoras pedagógicas Wanda Maria Genro Appel, Cristiane de Oliveira Biscaino e Micheli Cazarolli para desenvolvimento do trabalho.

Segundo Danieli, a ideia de inscrever o projeto em uma premiação nacional surgiu após ela realizar assessorias pedagógicas na região e observar o impacto positivo da iniciativa no dia a dia das escolas. Dessa forma, foram realizadas reuniões on-line para que a proposta se transformasse um relato científico. “A Luci e as assessoras pedagógicas contribuíam com reflexões acerca da formação continuada e eu estruturava todas as informações para um viés acadêmico, incluindo autores e aspectos teóricos relacionados com o objeto de estudo”, destaca.

Com o intuito de fomentar uma educação de qualidade, o Colmeia do Saber é visto pela pesquisadora como uma oportunidade dos profissionais realizarem um aprofundamento de diversos temas educacionais e sociais que complementam o conhecimento do professor e qualificam o seu trabalho dentro da sala de aula. “O trabalho realizado pelo Sicredi permite ao professor se aperfeiçoar e agregar conhecimentos. Isso aprimora o trabalho final do professor em sala de aula e os incentiva para que possam educar da melhor forma possível. O programa busca fazer com que o professor se sinta como peça fundamental no desenvolvimento da sociedade”, conclui, Danieli.

Iniciativa que qualifica a educação regional

O Colmeia do Saber é uma iniciativa de formação continuada realizada dentro do Programa União Faz a Vida (PUFV) na região Centro Serra. Criado em 2019, atualmente está em sua 3ª edição, com objetivo de fortalecer a educação cooperativa, bem como, a capacitação de professores para serem multiplicadores de práticas pedagógicas inovadoras. Integram o projeto professores, supervisores e coordenadores pedagógicos atuantes no ensino fundamental, que buscam desenvolvimento técnico e pessoal para inovar na sua prática pedagógica e que sejam comprometidos em disseminar os conteúdos desenvolvidos na formação com seus colegas de trabalho.

Conforme a assessora de desenvolvimento em cooperativismo, Luci Fornari, o professor que participa ativamente do Colmeia tende a ser referência na sua escola por criar ambientes de aprendizagem mais estimulantes que promovem a participação e a cooperação entre os estudantes. Sobre a premiação, se mostrou orgulhosa com o trabalho realizado na região alçando voos a nível nacional. “Para mim está conquista é regada de orgulho. Poder reconhecer a minha instituição, Sicredi Centro Serra como fomentadora e incentivadora na área educacional reafirma a transformação que queremos ser no mundo”, celebrou Luci.

Professora na rede de educação infantil em Arroio do Tigre, Vânia Inês Rohsmann Bailke, se mostrou encantada com a formação realizada no Colmeia. De acordo com a docente, o projeto pode ser considerado a melhor formação que já fez em todos os anos de atividade. “A metodologia aborda temas de forma lúdica que podem ser trabalhados com os alunos em sala de aula, despertando neles maior interesse nos estudos. Na minha vida pessoal, além da troca de conhecimento, consegui desenvolver habilidades que antes não haviam sido abordadas em outras formações me desafiando a melhorar um pouco mais a cada formação e descobrindo minhas potencialidades”, comemorou.