Logo Folha de Candelária
Rural 09/11/2018 15:09
Por: Tiago Mairo Garcia

Programa Juntos para Competir auxilia propriedades rurais em Candelária

Grupo formado por 11 pecuaristas vem recebendo orientações técnicas de gestão e manejo para desenvolver a bovinocultura de corte no município

  • Consultor Hilton Teichmann (à esquerda) passa orientações sobre gestão da propriedade para produtor em encontro no Sindicato Rural - Tiago Garcia
  •  Luciano Munhoz::
  • Alberi Soares:

Organizar e desenvolver a bovinocultura de corte através da capacitação e de uma maior integração do setor para melhorar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção agropecuária. Com esta filosofia, o Sindicato Rural, em parceria com o Senar/RS, Sebrae e Farsul, está desenvolvendo o Programa Juntos para Competir em Candelária. Um total de 11 agropecuaristas está recebendo orientações técnicas sobre gestão e manejo de novas tecnologias para serem implantadas em suas propriedades.
O programa iniciou em maio de 2018, com um encontro geral na sede do Sindicato Rural de Candelária. A partir de então, os instrutores Luciano Munhoz e Hilton Fernando Teichmann vêm realizando visitas técnicas de forma individual em cada propriedade para passar orientações e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos participantes do programa.
Responsável por passar orientações técnicas sobre o manejo, o instrutor do Senar/RS, Luciano Munhoz, que também atua como engenheiro agrônomo, consultor técnico da SAI (Serviço de Inteligência em Agronegócio), consultor do Sebrae, especialista em tecnologia e produção de sementes e mestre em produção e qualidade de carne, explicou que são realizadas quatro visitas técnicas a cada propriedade. Ele destaca que, em um primeiro momento, foi montado o planejamento para obter uma boa produção de pastagens. "Com o planejamento de pastagens constituídas de inverno e verão conseguimos otimizar a oferta de alimento aos animais, de acordo com a sua necessidade durante o ano". Ele destaca que também é feito o planejamento do estoque animal, que consiste em entender quais são as categorias de bovinos de corte que os agropecuaristas possuem em suas propriedades e também é feito o acompanhamento do calendário sanitário para que a propriedade tenha maior eficiência no controle de doenças e parasitas. "Esse trabalho faz com que a propriedade tenha maior rentabilidade e otimização dos recursos financeiros". Sobre o grupo de Candelária, o instrutor é só elogios ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos participantes no município. "Observamos uma grande evolução e um engajamento de todos. O grupo de Candelária é atuante, com produtores competentes e determinados a evoluir no negócio", frisou.
Já o zootecnista, consultor e instrutor do Senar e Sebrae Hilton Fernando Teichmann destacou que tem a função de auxiliar as propriedades a realizarem a gestão e desempenho com o objetivo de estabelecer e acompanhar alguns resultados práticos que são transformados em indicadores através de orientações individual com cada produtor participante. "Através do programa, procuramos contribuir com novas tecnologias para incrementar a renda do produtor", disse ele. Teichman fez elogios às propriedades. "São propriedades bem estruturadas e que vêm obtendo resultados significativos", salientou  o profissional. 
Na opinião do agropecuarista Alberi Soares, o programa vem trazendo bons resultados na propriedade. "Este programa conta com a visita dos técnicos que nos dão assistência e informações que nos auxiliam no dia a dia", destacou. O pecuarista recomenda o programa para outros produtores. "É muito bom. Vale a pena participar", salientou. O Programa Juntos Para Competir está encerrando o primeiro ciclo no município. A duração total do curso é de três anos.