Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A Simplicidade do Primeiro Natal

Devido aos muitos compromissos desta semana, pensei em não escrever para o jornal, mas mudei de idéia, afinal, estamos nos dias de Natal. Fiquei então pensando em como realmente aconteceu o primeiro natal e resolvi compartilhar com vocês, de maneira bem simples, alguns dados que nos fazem pensar.
O primeiro Natal foi bem mais simples e pobre do que podemos imaginar. Maria, a mãe do menino, não vestia nada parecido com seda, não teve uma parteira profissional a disposição, nem mesmo uma casa acolhedora. Ela deu à luz em um galpão! Nenhuma relação com a beleza das vitrines dos dias atuais. O primeiro Natal foi mais sombrio do que podemos imaginar! Era um galpão, não era uma casa! Não havia energia elétrica! A mãe Maria não pôde tomar um grande banho de chuveiro depois de dar à luz. O cheiro não deveria ser dos mais agradáveis. Sem falar que estavam no meio de animais. Para piorar a situação não tinham onde acomodar o nenê. Tiveram que deitá-lo em um prato de vaca, em uma simples manjedoura. A imagem de um galpãozinho com animas pode parecer romântico, mas se refletirmos sobre as circunstâncias, ficamos realmente surpresos com a extrema humildade e pobreza do primeiro Natal. No entanto, a Luz e o Aroma dos céus deveriam estar presentes, afinal, o menino era o Filho de Deus, o menino era o Salvador do mundo.
A visita dos magos do Oriente, com finos presentes, viria mais tarde. Os primeiros visitantes eram os pastores das campinas de Belém. Foram eles que receberam o anúncio dos anjos. Foram eles que visitaram o menino na estrebaria, ainda naquela noite. O detalhe que poucos sabem é que estes pastores eram considerados impuros. Eles eram a escória da sociedade. Estes pastores não tinham acesso nos templos, eles eram banidos, rejeitados. Os cuidadores dos rebanhos de ovelhas eram gente simples e pobre. Não é incrível?! Estes homens simples e pobres foram escolhidos por Deus. Estes pobres pastores receberam a honra de ver o menino com os próprios olhos. Os poderosos foram esquecidos! Os pensamentos de Deus são extremamente diferentes dos pensamentos humanos.
Os anjos anunciaram para os pastores das campinas de Belém as seguintes palavras: Eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor. (Lc 2.10,11).
Os anjos disseram que havia nascido o Salvador! Eis aí a alegria do Natal: nasceu o Salvador! Muitos consideram Jesus um grande modelo, um grande homem, etc. Porém os anjos disseram claramente. Eles afirmavam que Jesus era o Salvador.
O meu desejo, amigo leitor, é que em mais este bonito tempo de Natal, fortaleças a tua fé, firmando-se no fato de que Jesus é o teu Salvador, e que, mediante a sua obra, estamos salvos do poder do Maligno, estamos salvos do poder do pecado e estamos salvos, inclusive, do poder da morte eterna.
Em mais um Natal, lembremos da simplicidade do primeiro Natal e da relevância de crer em Jesus como o nosso Salvador, pois é mediante a fé que o Salvador nasce e faz morada em nossos corações, trazendo assim a verdadeira e eterna Paz.