Por: Redação
Vereadores fazem moção de apoio aos empresários
Objetivo do documento é pedir a retomada do modelo de cogestão proposto pelo governo estadual
Os vereadores líderes de seus partidos na Câmara de Candelária se reuniram, na tarde desta terça-feira, 9, para montar uma moção de apoio aos empresários e prestadores de serviço do município. A intenção do documento é pressionar o governado Estadual para que seja retomado o sistema de cogestão do modelo de distanciamento controlado, adotado para restringir as atividades durante a pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul.
Os vereadores pedem a flexibilização das medidas restritivas e a possibilidade dos municípios poderem adotar restrições de acordo com as necessidades da sua região. A moção partiu de um pedido dos empresários que participaram da sessão da última segunda-feira, 08, após carreata no Centro, pedindo pela reabertura do comércio. Os vereadores entendem que é necessário que haja um equilíbrio entre os cuidados e a retomada das atividades, tendo em vista a crise econômica, instalada desde o início da pandemia.
“Não podemos esquecer que são os empresários e os trabalhadores que movimentam a nossa economia e pelas medidas restritivas muitas empresas tiveram que encerrar as atividades, pois a pandemia já trouxe prejuízo incalculável a empresários, autônomos e prestadores de serviços. Atendendo ao pedido dos empresários viemos demonstrar nosso apoio a eles para que possam manter suas atividades em funcionamento”, diz o documento que deverá ser assinado pelos 13 vereadores.
Na moção de apoio, os vereadores dizem que entendem o momento delicado do Estado, em virtude do aumento dos casos de coronavírus e da ocupação dos leitos de UTI, e reforçam que a covid-19 é uma doença grave que merece atenção e cuidados. Contudo, no entendimento deles, o comércio não é o principal propagador da doença e que é possível evitar a contaminação nestes locais se forem seguidos e respeitados todos os protocolos.
Os vereadores também ressaltam que é de extrema importância a fiscalização do poder público para que a comunidade continue cumprindo com os protocolos de prevenção a covid-19, como o uso de álcool gel e de máscara, distanciamento social e para que não haja aglomerações. O documento será encaminhado ao governador Eduardo Leite, a entidades representantes dos municípios e para o prefeito Nestor Ellwanger.
A reunião para elaboração da moção de apoio contou com a participação de apenas um vereador de cada partido em função das medidas restritivas. Participaram os vereadores Rui Beise (PSB), Cristina Rohde (PSDB), Cezar Pohlmann (MDB), Alexandra Bini (Progressistas) e Jorge Willian Feistler (PTB). Contudo, o documento é de conhecimento de todos e deverá contar com apoio de todos os vereadores.