Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Prefeito avalia os tr?s anos de seu governo

Lauro Mainardi diz que o município experimentou avanços em todas as áreas. Sobre sua participação na próxima eleição, declarou ainda não ter tido tempo para pensar a respeito e que o partido irá tratar da questão no momento certo. Confira, na seqüência, a íntegra da entrevista feita com o chefe do Executivo candelariense no final da tarde de ontem.

Folha de Candelária - No âmbito da prefeitura, o ano de 2007 correspondeu à suas expectativas? As metas estipuladas foram alcançadas?
Lauro Mainardi - Em linhas gerais, o ano superou nossas melhores expectativas. Todas as metas traçadas por nossa equipe de trabalho foram alcançadas, o que nos permite dizer que 2007 foi um ano muito favorável para o município.
Folha - O senhor está completando três anos à frente do Executivo Municipal. Que avaliação faz desse período (citando as maiores dificuldades e realizações)?
Lauro - No início o que mais nos preocupou foi a dívida muito grande que encontramos, considerando-se a receita anual. Outras dificuldades grandes foram o maquinário quase todo sucateado e a desorganização administrativa da prefeitura. Essa realidade dificultou muito nosso trabalho, principalmente no primeiro ano. No segundo ano, o município já caminhou melhor e, a partir de 2007, a comunidade já identificou com facilidade o resultado da nossa atuação, com grande ênfase no corte dos gastos e aumento das receitas. Isso se tornou possível graças a um planejamento que traçou objetivos e metas. A melhoria das finanças possibilitou o resgate do crédito bastante prejudicado quando assumimos e o pagamento em dia de todas as nossas contas. O equilíbrio alcançado também nos permitiu melhorar o parque de máquinas da prefeitura e obter avanços importantes nas demais áreas. Na área da educação, por exemplo, a lei nos obriga a investir 25% da receita e destinamos quase 35%. O transporte escolar está em dia; reformamos e construímos escolas e, para o próximo ano, o município passará a contar com uma creche nova. A saúde do município também vai muito bem. Apenas para lembrar algumas realizações, cito a aquisição do prédio próprio para o Caps, a instalação de um centro regional de oftalmologia e a mudança da farmácia básica para um espaço mais amplo, garantindo melhoria de atendimento e medicamentos suficientes para atender a demanda. Os exames laboratoriais oferecidos também aumentaram consideravelmente, passando de 680 para 2.548. Na área social pode-se dizer também, com tranqüilidade, que nunca se fez tanto como agora. São inúmeros os programas e iniciativas sociais em andamento, executados pela secretaria municipal de Assistência Social e pelo gabinete da primeira-dama. O turismo é outro setor que está ganhando investimentos do município como em nenhuma outra época. A área cultural também teve grandes avanços. Hoje o município conta com uma associação cultural, um coral municipal, uma banda marcial e um grupo de teatro. E também não se pode esquecer do setor industrial. A vinda da Gazin, com certeza, irá colocar Candelária num novo patamar de desenvolvimento.
Folha - O prefeito se arrepende de alguma atitude ou ação neste período? Com a experiência acumulada faria algo diferente?
Lauro - Não tenho arrependimentos. Tudo o que fizemos foi feito com convicção, bem pensado e planejado. E se estamos colhendo bons resultados, é justo fazer um reconhecimento à destacada participação do vice-prefeito Ênio Hübner, dos secretários municipais, além de outras pessoas que participam do planejamento das ações de governo. Vale também destacar a participação dos servidores municipais na execução dos trabalhos e da própria comunidade, que sempre atendeu nossos chamados, justificando plenamente nosso slogan: desenvolvimento com ação e participação.
Folha - E a relação com o Legislativo como o senhor avalia?
Lauro - Regular. Mas já esteve pior. A Câmara demorou a acreditar na capacidade deste governo de fazer as transformações necessárias e esperadas pela comunidade. Mas isso está mudando e acredito em melhorias ainda maiores para o próximo ano. Minhas divergências com os vereadores nunca foram pessoais ou partidárias. Sempre reclamei um maior comprometimento com os interesses do município. E isso não era em meu benefício; visava o interesse do povo como um todo.
Folha - Nos últimos dias voltou a se cogitar a possibilidade do município investir na compra de um britador. Qual é a real situação desse negócio?
Lauro - A busca de um britador continua nos planos da administração. Estamos negociando com o governo do Estado. Posso adiantar que essas tratativas estão bem adiantadas e acredito que possamos fechar o negócio em breve.
Folha - O calendário prevê eleições municipais em 2008. O prefeito já firmou posição sobre a sua participação no pleito?
Lauro - Serei eleitor. A rotina de trabalho muito intensa não nos permitiu pensar em eleições. As candidaturas e outras questões relacionadas ao pleito serão tratadas no momento certo pelo meu partido, o PMDB. Com certeza, o partido saberá escolher o que é melhor para Candelária. Meu compromisso com o povo vai até o dia 31 de dezembro de 2008: encerrar o mandato com a cabeça erguida e com a consciência do dever cumprido.