Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Domingo de cinema

Depois da rica agenda cultural do Natal, o próximo domingo, 30, reserva uma nova atração para os candelarienses. O projeto RodaCine RGE desembarca na cidade para aproximar o cinema da população local e até dos moradores de municípios vizinhos. A promoção é viabilizada através do deslocamento de uma unidade móvel equipada com projetor 35 mm, tela e sistema de som para os municípios gaúchos que, preferencialmente, não possuem sala de cinema. A programação é composta por filmes nacionais. As sessões são gratuitas e podem acontecer ao ar livre, como no caso de Candelária. O RodaCine RGE estimula a formação de novos públicos e desperta o gosto cinematográfico do gaúcho, além de ampliar as oportunidades de exibição dos filmes produzidos no país, especialmente no Estado.
A sessão de cinema grátis em Candelária está prevista para a frente da Igreja Luterana Cristo de Candelária (a igreja da praça). Com início programado para às 20h30min, a atração terá dois filmes, um curta e um longa metragem (veja quadro). A iniciativa é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com realização da Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul e patrocínio da RGE. A promoção conta com o apoio da Prefeitura e do Cine Cande.

Eliana e o Segredo dos Golfinhos - Direção de Eliana Fonseca. O filme tem tudo para agradar as crianças: a presença da apresentadora Eliana e a empatia dos golfinhos. A apresentadora Eliana está no litoral do Caribe, no México, para gravar um programa sobre golfinhos. Lá ela conhece um biólogo (Daniel Del Sarto), que cuida dos golfinhos, e também um garoto apaixonado por animais, que apenas naquele momento vê o mar pela primeira vez. Juntos eles precisarão enfrentar um eco-predador, que é responsável por acidentes ecológicos em vários pontos do planeta, tendo a ajuda apenas de um golfinho especial.

Leonel Pé-de-Vento - Direção de Jair Giacomini. Vencedor, entre outras premiações, do 1º Granimado - Festival de Animação Brasileiro. O desenho animado produzido na técnica 2D e 3D, conta a história de Leonel, um menino que literalmente vive voando. Por estar sempre no ar, Leonel fica isolado de todos, mas quando é descoberto pelas crianças da escola, nasce uma amizade sincera e com ela a mensagem: todos podem ser felizes quando respeitadas as diferenças. Um detalhe interessante deste simpático curta é que os personagens falam com o sotaque dos moradores do Vale do Vêneto, de colonização italiana.

Saiba mais
O que: RodaCine RGE, com exibição de dois filmes (um curta e um longa)
Quando: Domingo, 30, a partir das 20h30min
Onde: Em frente à igreja da praça
Ingressos: entrada franca
Importante: Os organizadores pedem para o público levar a sua cadeira