Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Contagem regressiva para a coleta seletiva na cidade

O programa de coleta seletiva do lixo, desenvolvido pela secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente juntamente com o Conselho Municipal da Água, é uma realidade cada dia mais evidente. O recolhimento iniciará no próximo dia 20 no município, sempre as terças-feiras a partir das 7h, seguindo o roteiro de recolhimento normal. A empresa responsável pela coleta é a Waccholz Ambiental Sul, que também realiza o recolhimento de lixo seco no interior e faz a varrição das ruas de Candelária.
Segundo o secretário Orlando Kochenborger, esta semana será feito o lançamento oficial da campanha, na quinta-feira, 15, às 10h30 na escola Lepage. Na oportunidade, participarão membros das entidades envolvidas com o projeto, além do executivo municipal. Kochenborger ainda destaca que os materiais informativos, elaborados para promover a conscientização da população, ficaram prontos e já estão sendo distribuídos no município. O carro-chefe deste trabalho é o personagem Preservino Natureba, que dá dicas de reciclagem e aconselha a todos para que façam sua parte para salvar o meio ambiente.
Neste contexto, entra o trabalho com as crianças. “Vislumbramos nos pequenos um grande potencial, pois acreditamos que eles absorvem mais rápido toda novidade e serão uma ferramenta importante para que a conscientização atinja também o resto da família”, declara a secretária municipal de Educação, Carine Carvalho. A SME é uma das parceiras do projeto e defende a ideologia de educar as crianças para que sejam multiplicadores da idéia e futuramente adultos mais conscientes. “Este é um processo lento, mas está na hora de começarmos e entendemos que a escola é um instrumento muito importante na divulgação e participação no projeto”, conclui Carine.

 

Como se tornar um mestre da reciclagem

Um dos materiais elaborados pelos envolvidos com o projeto é um livreto denominado “Como se tornar um mestre da reciclagem”, que tem a intenção de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Na sua edição 1.362 a Folha já publicou algumas dicas no material assinado por Preservino Natureba. Acompanha agora mais alguns tópicos.
Você sabia que... A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 1Kh? Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado.
Separar o lixo é uma atitude inteligente
Separando todo o lixo produzido em residências, evitamos a poluição e impedimos que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, poupamos o meio ambiente e contribuímos para o nosso bem-estar no futuro.

Algumas vantagens
· Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo;
· Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o joga nas vias públicas;
· Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício;
· Dá oportunidade aos cidadãos que preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.
Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis. Dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico. Os materiais devem ser lavados antes de colocarmos nos coletores para melhor acondicionamento e higiene.