Por:
Equipamento ecol?gico para tratamento de efluentes ? patenteado pela Unisc
Um projeto de pesquisa rendeu à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o depósito de mais uma patente de um produto tecnológico. Depois cinco anos de testes e estudos, pesquisadores da Universidade chegaram ao eletroflotador/eletrocoagulador para tratamento de efluentes em fluxo contínuo compartimentado com uso alternativo de ozônio, peróxido de hidrogênio e radiação ultravioleta. Este é um equipamento capaz de tratar efluentes industriais de forma mais limpa e mais econômica.
Os autores deste produto inovador são o professor do departamento de Química e Física, Ênio Leandro Machado; o acadêmico do curso de Química Industrial, Jorge Matheus Hoeltz, e a mestre em Tecnologia Ambiental pela Unisc, Daniela Mazzarino Jachetti. Durante os cinco anos de pesquisa as atividades foram financiadas pela Unisc e, a partir de 2005, também pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt), Rogério Leandro Lima da Silveira, o registro desta patente demonstra a importância e a qualidade da pesquisa desenvolvida pela Universidade. “Reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável regional através da transferência para a sociedade de um produto tecnologicamente inovador e economicamente viável”, completa.
Segundo Ênio, o primeiro caso de aplicação da pesquisa ocorreu em uma indústria têxtil situada na região do Vale do Rio Pardo. “Verificamos a possibilidade de descolorimento e aumento da biodegrabilidade com o equipamento. Tivemos ganhos operacionais e de insumos químicos, para substituir a forma clássica de floculação/coagulação”, observa.
Agora, o plano é efetuar a transferência ou o licenciamento dessa tecnologia para as empresas interessadas em produzir e comercializar o produto. O equipamento tem baixo custo e é ambientalmente sustentável. Os contatos para empresas que têm interesse em comercializar o produto podem ser feitos pelo telefone (51) 3717.7516 ou pelo e-mail nitt@unisc.br.
Aplicação
O eletroflotador/eletrocoagulador é aplicado na redução de custos para empresas que utilizam produtos químicos nas suas atividades. A invenção pode ser adotada por empresas de diferentes áreas como lavanderias, gráficas, serigrafias, hospitais, restaurantes, postos de combustíveis, lavagens de veículos, empresas têxteis, shoppings, indústrias de celulose e papel, entre outras.
Como funciona
- Barras de ferro/aço são utilizadas como eletrodos e horizontalmente dispostas dentro de compartimentos de um tanque;
- A geometria do tanque permite fluxo ascendente e decrescente, sem turbulência excessiva, preservando os flocos formados;
- O raspador mecanizado, fixado na parte superior do tanque, possibilita a retirada de lodo para posterior desagüe e secagem.
Produto patenteado
O objetivo da Unisc em patentear os inventos produzidos pela comunidade acadêmica é proteger o conhecimento produzido internamente e efetuar, de uma forma segura para os seus autores, a transferência dessas tecnologias para a sociedade. Com um produto patenteado, a Unisc é certificada como proprietária do invento e, a partir disso, obtém o dever de transferir essas inovações para o setor produtivo.
O setor da Universidade responsável por este trabalho é o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt). O Núcleo é responsável pela interação da Unisc com o setor produtivo no que tange a propriedade intelectual e à transferência de tecnologias produzidas na Instituição. É ele quem viabiliza que as inovações desenvolvidas no meio acadêmico sejam transferidas e aplicadas nas empresas interessadas em aprimorar seus produtos e processos com baixo custo.