Por:
N?mero de pris?es aumentou
Na última quarta-feira, 9, o comando da 4ª companhia da BM de Candelária divulgou um balanço das ações da corporação candelariense no ano de 2007. Comparado com 2006, os números mostram um aumento no número de prisões, furtos (simples e qualificado) e homicídios e uma queda nos roubos e furtos de veículos. No total, a Brigada Militar de Candelária atendeu 5.771 ocorrências no geral, 2.586 a mais que em 2006, que teve 3.185 ocorrências.
Em relação a 2006, o número de prisões aumentou consideravelmente. 298 pessoas foram presas no último ano sendo 131 a mais que em 2006, que teve 167 pessoas detidas. O número de roubos e de furtos de veículos teve queda em 2007. Foram registrados em 2006 50 casos de roubo e 23 de furto de veículo. No ano passado foram 40 registros de roubo e apenas nove de furto de automóveis. Segundo o comandante da 4ª companhia, Capitão Rodrigo Righes Sartori, as operações iniciadas em abril de 2007 foram um dos fatores que contribuíram para o aumento das prisões e a queda de alguns delitos. “Conseguimos manter em relação a 2006 um equilíbrio na incidência de ocorrências no município”, frisou. Sartori disse ainda que os números de Candelária estão entre os melhores índices de segurança da região. “Quando o comando-geral da BM implantou o plano de segurança no ano passado já vínhamos desenvolvendo aqui na região do 23º batalhão as mesmas idéias e agora estamos colhendo os resultados positivos”.
FURTOS – Os delitos de homicídio e furtos (simples e qualificados) foram os únicos que aumentaram no último ano. Nove homicídios foram registrados em 2006, um a menos que em 2007, que teve 10 ocorrências. Em relação aos furtos, foram registrados 142 furtos simples em 2006 e 144 ocorrências no ano passado. Já os furtos qualificados somam 63 ocorrências em 2006 e 76 em 2007. Sobre o aumento dos furtos, o capitão disse que, na grande maioria dos casos, os bandidos aproveitam-se da falta de atenção dos moradores das residências para realizar o delito. “As pessoas devem ter mais cuidado e redobrar a atenção para ter o seu patrimônio protegido”, orientou.
2008 – O capitão afirmou que um dos pontos positivos de 2007 foi a aproximação da população com a polícia. “Através de denúncias anônimas, conseguimos coibir vários delitos no município”, disse. Para este ano, Sartori salientou que o trabalho será ainda mais intensificado, visando dar uma sensação de segurança ainda maior à população de Candelária. “Vamos manter o trabalho quem vem sendo realizado e queremos continuar com esse apoio da população para juntos construirmos uma cidade ainda mais segura e digna a todos os seus cidadãos”. concluiu. O capitão faz um agradecimento especial ao clube da gasolina, que vem sendo o principal colaborador da companhia local.