Por:
Acanjur empossa diretoria
Na última sexta-feira, 4, a Associação Candelariense de Juventude Rural esteve reunida na sede da Emater/RS – Ascar para a troca da sua diretoria. Com eleição, feita por meio de aclamação em novembro de 2007, foram empossados oficialmente o presidente, André Beber (Linha do Salso); a vice-presidente, Simoni Turcatto (Linha Alta); o tesoureiro, Dionatan Tavares (Arroio Lindo); e a secretária, Carla Ziemann (Alto Passa Sete).
Segundo o presidente, a intenção do grupo é manter o padrão que já vem sendo desenvolvido pela Acanjur e tentar aumentar o número de grupos participantes da entidade. “Vamos entrar em contato com os jovens nas localidades e instigar a participação de todos”, ressalta o jovem. Uma das metas também traçadas é a maior participação da associação em eventos dentro do município. “Queremos sempre estar presentes como representatividade dos jovens rurais”, reitera. No entanto, um dos maiores objetivos, segundo Beber, é manter um bom desempenho nos jogos regionais, a exemplo do que aconteceu em 2007, quando Candelária ficou em primeiro lugar na classificação geral. A competição ainda não tem data nem local definidos.
CONFERÊNCIA – Durante o encontro da última semana também foi debatida a 1ª Conferência Municipal de Juventude Rural, que acontecerá no próximo dia 9 de fevereiro no ginásio da Linha Alta. Promovido pela prefeitura municipal de Candelária, secretarias municipais de Assistência Social e Habitação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Comissão Municipal da Juventude (Acanjur, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS – Ascar), o evento será aberto a todos os jovens organizados de 15 a 29 anos e tem como propósito discutir e apontar soluções para problemáticas da juventude. Posteriormente, acontecerão conferências em nível de estado e de Brasil, em março e abril, respectivamente. Na etapa local será eleito um delegado que representará o município na etapa nacional.
Programação
7h30: Recepção e inscrição dos jovens; 8h30: Abertura oficial; 9h: Leitura do regimento interno da conferência; 9h15: Painéis sobre Saúde, com a assistente social do Hospital Candelária Fernanda Pires Schoenfeldt – Meio ambiente, a cargo da Emater – Lazer, esporte e tempo livre, com o professor Jorge Ellwanger – Juventude do campo e da cidade, a cargo da Fetag – Tecnologia da informação, de responsabilidade do Cedejor – Educação, trabalho e cultura, com a professora Alice Theis (Vera Cruz); 11h45: Espaço para perguntas aos painelistas; 12h: almoço; 13h30: Reinício das atividades com trabalhos em grupos; 15h30: Apresentação das propostas para a Conferência Nacional.