Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Rem?dios mais caros a partir do pr?ximo m

Conforme dados da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABC Farma), a partir do dia 10 de abril os remédios devem chegar aos consumidores até 3% mais caros. Segundo explica o presidente da entidade, Pedro Zidói, as indústrias têm permissão para aumentar os preços uma vez por ano, reajuste autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, órgão vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O prazo para que as informações sobre reajustes sejam passadas ao governo termina dia 31 deste mês. A partir daí, estima-se que em dez dias os novos valores já sejam percebidos nas prateleiras das farmácias.
O aumento deverá afetar o preço de mais de 10 mil remédios controlados pelo governo. No entanto, devido a concorrência acirrada entre as drogarias, alguns estabelecimentos podem retardar o repasse dos novos preços. Para os consumidores, o jeito é pesquisar para encontrar os valores que mais se enquadrem com seu orçamento.
AUMENTO – Segundo a Federação Brasileira de Indústria Farmacêutica (Febrafarma), o governo leva em conta quatro fatores para definir o índice de aumento dos produtos. Os dois mais importantes são o IPCA do período e a produtividade. Para chegar aos índices a Câmara de Regulamentação do Mercado de Medicamentos leva em conta a concorrência destes medicamentos com genéricos. Quanto maior a disputa, maior será o percentual autorizado pelos órgãos responsáveis.