Por:
Em Candel?ria, 47,1% do rebanho j? foi vacinado contra febre aftosa
A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos gaúchos iniciou ainda no começo do mês. A intenção Superintendência Federal da Agricultura do RS é de que até o próximo dia 31 todos os bovinos e bubalinos do Estado sejam imunizados. Segundo dados da Inspetoria Veterinária de Candelária, até a última quarta-feira, 16, 19.405 vacinas haviam sido distribuídas, o que representa 47,1% do rebanho do município. Entre este montante, 10.335 são vacinas gratuitas, disponibilizadas a 1.067 produtores. Outros 57 criadores que não se encaixam nas normas do Pronaf adquiriram 9.070 doses da vacina.
Segundo o veterinário Glênio Juarez Pereira, os produtores que ainda não garantiram suas vacinas devem se apressar, já que restam poucos dias para o fim da campanha. Ele ainda lembra que a vacinação contra febre aftosa é obrigatória e, segundo a lei 11.099, pode gerar multa de 2% sobre o valor dos animais aos pecuaristas que infringirem a norma. Além disso, os criadores ficam sujeitos a ter o compromisso de comprar a vacina e aplicar no dia determinado pela Inspetoria e ainda podem perder os direitos de receber verbas do Pronaf.
COMO FAZER – Para retirar as doses da vacina os produtores devem primeiramente passar no seu sindicato e preencher a declaração individual de animais. Depois, devem ir até a Inspetoria munidos da declaração, de documentos pessoais e de uma caixa térmica (isopor) com gelo para retirar suas vacinas.