Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Reajuste dos servidores: proposta do executivo sai na pr?xima semana

Uma reunião cordial. Assim o vice-prefeito Ênio Hübner definiu o encontro realizado durante a semana entre o Executivo e o Sinfucan (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Candelária), que abriu as tratativas para o reajuste dos salários dos servidores. Em correspondência anterior, o sindicato comunicou a formalização de uma comissão para tratar do assunto. Na terça-feira, 13, a comissão foi representada por sete servidores na reunião com o prefeito Lauro Mainardi e o vice Ênio Hübner, realizada no gabinete do chefe do Executivo.
Os funcionários expuseram suas razões em favor de um reajuste de 13%, salientando que o índice corresponde a inflação acumulada dos últimos anos não teria sido repassado ao salário da categoria. A contratação de CCs chegou a ser colocada como argumento dos servidores, que alegaram que uma eventual diminuição poderia viabilizar um melhor reajuste. Ênio Hübner disse ter explicado aos servidores que as perdas reclamadas pela classe não ocorreram neste governo. Neste aspecto, informou que entre 1º de janeiro de 2005 a 14 de março de 2007 o IGP-M (um dos medidores da desvalorização cambial) somou 5,91%. Lembrou, ainda, que em 2005 o governo reajustou os salários em 1% e, no ano seguinte, em 3%. Desta forma, conforme argumentou, se fosse concedido neste ano uma reposição de 2%, estaria garantida a defasagem salarial acumulada. No entanto, garantiu que tal índice não constitui, ainda, uma proposta. Neste sentido, observou que o Executivo irá analisar com muito cuidado a questão e, a partir daí, apresentar uma proposta que esteja dentro das possibilidades do município. Acredita que o percentual de reajuste possa ser repassado aos servidores no início da próxima semana.
O vice-prefeito lembrou as dificuldades do Estado e da União para reajustar seus servidores, destacando que nessas esferas a defasagem salarial é maior. Argumentou, ainda, que os salários do funcionalismo de Candelária estão entre os maiores da região. Garantiu que a administração municipal tem o máximo respeito pelos servidores e, por isso, tem todo o interesse de garantir-lhes uma remuneração justa. Mas, por outro lado, mencionou as inúmeras atribuições da Prefeitura para com a coletividade, tais como saúde, educação, estradas em boas condições, iluminação pública, entre outras. “A Prefeitura não existe para os funcionários; estes existem para servir a população. Um governo responsável não pode perder de vista esta compreensão sobre a questão”, completou Ênio Hübner.