Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Melancias: d? pra escolher at? pela cor

Melancias amarelas por fora e vermelhas por dentro, verdes por fora e amarelas por dentro ou mesmo as tangerinas, pequenas no tamanho mas extremamente doces, são as atrações na sede da Associação Candelariense de Produção, Assistência Técnica e Comercialização, a Acepac, na rua 15 de Novembro, número 470, pertinho da Folha de Candelária.
Exótica em cores e sabores, a fruta preferida do verão foge do tradicional, ganhando em beleza mas sem perder o sabor. E mais, são até mesmo mais doces do que as variedades produzidas em larga escala. Quem garante é o presidente da associação, Iraí Fuchs, que na quarta-feira pela manhã convidou a reportagem da Folha para a “abertura” das melancias e registrar o momento.
Oriundas de sementes crioulas, isto é, sem modificação genética, o fornecedor das melancias é o produtor Lauro Roos, que possui propriedades em Picada Roos e no Bexiga e produz melancias crioulas há mais de 10 anos. Pelo fato de não serem híbridas,as sementes podem ser guardadas para plantio no próximo ano, com destaque para uma qualidade que produz no mesmo pé melancias amarelas e verdes por fora. A outra qualidade, verde por fora e amarela por dentro, é rica em betacaroteno, presente apenas em vegetais amarelos e alaranjados. O valor é um pouquinho superior às melancias tradicionais, ficando a unidade entre R$ 5 e 8,00, mas a beleza e o sabor valem a diferença.