Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Presos mais tr?s assaltantes

Ainda era madrugada do dia 29 de janeiro quando 14 policiais civis e militares de Candelária, Sobradinho e Cachoeira do Sul cercaram uma residência na rua Ernesto Müller, no bairro Tupinambá em Cachoeira do sul. A missão: prender os integrantes da quadrilha responsável pelo assalto à residência de Paulo Grehs, na Vila Fátima, em Candelária, ocorrido no dia 14 de janeiro. A força-tarefa comandada pelo delegado Régis Gomes dos Santos não desferiu sequer um disparo para cumprir o mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz da comarca de Candelária.
Márcio da Silveira Nunes, de 24 anos, seu irmão Cléo da Silveira Nunes, de 29 anos, e Evaldo Medina Cardoso, de 31, estavam dormindo em uma residência quando foram surpreendidos pela polícia. Eles foram levados à Delegacia de Pronto Atendimento de Cachoeira para registro da prisão e, depois, trazidos para a DP de Candelária, onde primeiramente foi feito o reconhecimento por parte das vítimas e, após, tomado o depoimento dos acusados. A polícia chegou aos bandidos após um intenso trabalho de investigação que iniciou com a prisão de um elemento, dia 15, em Cachoeira do Sul, portando parte do material roubado na casa de Grehs. Um outro envolvido no episódio não foi encontrado e continua foragido, apesar de já ter sido identificado pelas vítimas do roubo através do álbum de fotos da DP de Cachoeira. Trata-se do também cachoeirense Vanoir da Cruz Machado, de 32 anos.
RECONHECIMENTO – Sete das 11 pessoas que estavam na residência de Paulo Grehs na noite do assalto participaram na terça da sessão de reconhecimento organizada na Delegacia de Polícia de Candelária. Eles apontaram os três envolvidos perfilados entre dois policiais civis e mais um voluntário. “Foi o número dois, o três e o quatro”, disse sem pestanejar Paulo Grehs, o mais convicto entre todos. As demais vítimas também reconheceram os irmãos Márcio e Cléo e Evaldo Medina como autores do assalto. Diante disso, o delegado não teve mais dúvidas e ainda na terça-feira requereu ao juiz Gérson Martins da Silva o pedido de prisão preventiva de todos. Enquanto decorre o inquérito policial eles permanecerão no presídio estadual de Candelária.

Como foi o assalto
No dia 14 de janeiro, cinco assaltantes se passaram por agentes da Polícia Federal e renderam 11 pessoas na residência de Paulo Gilberto Grehs, no km 6 da VRS 410, em Vila Fátima. Dois homens se identificaram como policiais dizendo que iriam realizar um mandado de busca e apreensão de armas. Armados com pistolas, eles renderam Grehs e anunciaram o assalto, mandando todos se deitarem no chão. Ozenário Lopes de Carvalho e o filho Eduardo Grehs de Carvalho, que chegaram ao local por volta das 21h, também foram rendidos. Depois, os bandidos reviraram a residência e levaram jóias, aparelhos de DVD e de som, celulares das vítimas, pares de tênis, máquinas digitais, a quantia aproximada de R$300,00, coleção de moedas antigas, três adagas, cinco espingardas, quatro revólveres e uma pistola pertencente a Grehs. Após, os elementos colocaram as mulheres e crianças no banheiro e os homens amarrados na cozinha com fita crepe. Quando conseguiram se libertar e avisar a polícia eram aproximadamente 22h15.

Acusados negam
envolvimento

Apesar de terem sido reconhecidos anteriormente por álbum de fotos da DP e também pessoalmente pelas vítimas na terça, todos os acusados negaram envolvimento no roubo. Indagados sobre onde estavam na noite de 14 de janeiro, Márcio disse que passou o tempo todo em casa com a companheira Mariele; Cléo disse que não saiu de Cachoeira do Sul e Evaldo, que é motoboy, alegou que naquela noite entregava lanches para um trailler da cidade.
Primeiro preso
No dia 15, por volta da 1h30 da madrugada, a Brigada Militar de Cachoeira do Sul, através de denúncia anônima, já havia preso um dos suspeitos do crime na Vila Fátima. A bordo de um Kadett de cor preta, com placas de Porto Alegre, nas proximidades do parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul, foi detido Roberto da Silva Barreto, de 23 anos. No carro, foram encontrados quatro revólveres, quatro espingardas, uma pistola, munição, facas, adagas, aparelho de som, binóculo, moedas antigas e jóias. As vítimas do assalto foram levadas ao Centro de Operações de Cachoeira do Sul e reconheceram parte dos objetos roubados e o assaltante preso. Barreto foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas e recolhido no presídio estadual de Cachoeira do Sul.
Maconha
Durante a ação de terça-feira, Mariéle Rodrigues da Silva, de 24 anos, namorada de Márcio e que também estava na residência, foi flagrada com dois cigarros de maconha. Ela disse aos policiais que era usuária da droga e não foi detida.