Por:
Prefeitura retoma a confec??o das identidades
A prefeitura de Candelária deu fim no início desta semana a uma série de contratempos para quem necessitava fazer ou mesmo obter uma segunda via da carteira de identidade. Sob a responsabilidade do governo do Estado, através do Instituto de Identificação, o serviço foi paralisado em setembro de 2005, época em que foi adotado o formato digitalizado do documento. A partir daí, uma série de entraves originados pela intransigência do governo – entre eles a vinculação de Candelária ao posto de identificação de Cachoeira do Sul –, obrigou muitos candelarienses a se deslocarem a cidades próximas para conseguir encaminhar o documento. “A prefeitura não acatou a decisão, e após uma série de ofícios, a Secretaria de Segurança mostrou-se sensível ao nosso pleito. Com a volta à jurisdição de Santa Cruz as negociações evoluíram”, salientou o vice-prefeito Ênio Hübner. No final do ano passado, o prefeito Lauro Mainardi assinou o convênio com o governo, um funcionário da municipalidade foi treinado e na manhã de segunda-feira, 28, já foram encaminhadas as primeiras carteiras.
Diferentemente do que vinha ocorrendo, o atendimento será na agência do Sine, localizado junto ao berçário industrial, aos fundos da prefeitura, e não mais na Delegacia de Polícia. As razões para a mudança de local se justificam por três fatores: a prefeitura é que irá manter o funcionário e o equipamento, a delegacia de polícia tem pouco espaço físico e o Sine já possui o setor de confecções de carteiras de trabalho, o que possibilita também o cadastro para vagas de emprego. Inicialmente, o serviço será disponibilizado apenas no turno da manhã, das 9h às 11h, para coleta de dados, e das 11h às 11h30 somente para retirada do documento. O documento fica pronto em até 15 dias, salientou Vitor Dunke, responsável pelo serviço na prefeitura.
O prefeito Lauro Mainardi comemorou a volta da confecção dos documento e, em entrevista à rádio Princesa na manhã de segunda, salientou que seria um compromisso do estado. “Mas se quem tem que fazer não faz, alguém tem que fazer”, disse junto à jovem Adriana Cézar, de 18 anos, que foi uma das primeiras a encaminhar sua identidade.
Como encaminhar
Para fazer a carteira de identidade é necessária a apresentação da certidão original de nascimento ou casamento em bom estado de conservação e uma foto 3x4 recente, com cabelos soltos e sem adornos. A primeira via custa R$ 24,49 e a segunda R$ 34,99. Como o novo código civil brasileiro estabelece a maior idade relativa aos 16 anos, os menores desta faixa deverão estar acompanhados dos pais ou tutores. Pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o programa Bolsa Família estão isentos do pagamento da segunda via e menores de 16 anos serão isentos de pagamento da primeira. É opcional para fazer constar no documento a apresentação das vias originais do CIC, PIS ou PASEP. Para maiores informações, o telefone do Sine é o 3743 1066.