Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Curtas de Candel?ria

Um retrato de cultura
O artista Paulo Trarbach, de 53 anos, continua encantando os candelarienses com os seus quadros artítisticos. O profissional, que é natural de Porto Alegre, está há um mês em Candelária residindo na casa de parentes por parte de seu pai, que é nascido na terra do Botucaraí. Na tarde de ontem o artista estava realizando desenhos no restaurante Bar Aba e conversou com a reportagem da Folha. Além dos trabalhos com desenhos, no qual o artista amplia imagens fotográficas de pessoas, animais e paisagens, ele também realiza pinturas de telas. “Desenho e faço pinturas desde criança por conta própria. A experiência me ensinou as técnicas”, disse o artista que cursou apenas o 2º graus. Trarbach também exerce as funções de vitrinista e cartazista. O artista disse que pretende residir em Candelária. “É uma cidade tranqüila e hospitaleira, bom de se viver”, contou. Ele está a procura de um local para dar aulas de desenho e cursos de pintura. Maiores informações diretamente com o artista pelo telefone 0xx51 9248-1747.

Encenação no Botucaraí
Tradicional evento no calendário do município, a encenação de paixão e morte de Cristo feita no morro Botucaraí será reeditada este ano pelo Grupo de Teatro Municipal, coordenado por Alveni do Santos. Já nos preparativos do espetáculo, o grupo está aceitando inscrições para figuração. Quem tiver interesse, basta ir até a Casa de Cultura Marco Mallmann. Entre os requisitos para participar, estão a disponibilidade para ensaios às 19h dos domingos e para estar no morro Botucaraí no feriado da Sexta-feira Santa. As inscrições serão feiras a partir da próxima segunda-feira, 18, até o dia 22 de fevereiro.

Controle de freqüência
O controle de freqüência dos professores municipais nas jornadas pedagógicas está sendo feito de forma informatizada. Cada professor recebeu um cartão magnético com seu nome e código de barras, que computa a presença dos educadores. O sistema foi desenvolvido pelo departamento de informática da prefeitura municipal de Candelária. A ferramenta foi criada para facilitar tanto a participação dos docentes na jornada como o controle de presenças feito pela secretaria.