Por:
Projeto sobre pecu?ria de corte ser? apresentado aos produtores
Com o objetivo de oferecer alternativa de diversificação com renda, produzir alimentos para abastecer o mercado local e regional, criar mecanismos que facilitem o comércio entre produtor e mercado e fomentar a criação de leis de incentivo e apoio à atividade, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais firmou parceria com a Inspetoria Veterinária para fomentar a pecuária de corte em Candelária.
O projeto “Diversificação da Propriedade Rural com Pecuária de Corte” está sendo estruturado desde o ano passado e na próxima semana será apresentado oficialmente aos produtores do município. O encontro está agendado para as 9h de sexta-feira, 22, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Segundo o técnico agrícola Dione Adrian Lazzari, do STR, estarão presentes na reunião representantes de parceiros envolvidos e todos os produtores que tiverem interesse no assunto. Na oportunidade, estará sendo feito o cadastro dos interessados, Para tanto, é preciso que os criadores se enquadrem em alguns pré-requisitos, tais como mostrar disponibilidade em participar de treinamentos e reuniões, disposição em receber acompanhamento técnico e veterinário, utilização de vacas adequadas e apresentação dos documentos exigidos.
IMPORTANTE – Entre as justificativas para elaboração do projeto, as entidades envolvidas destacam a falta de políticas para o desenvolvimento da pecuária de corte em Candelária, a necessidade de novas alternativas de produção, o alto volume de importação de carne pelo mercado local, bem como a baixa participação da atividade no PIB do município e seu potencial quanto à área e localização geográfica. O projeto “Diversificação da Propriedade Rural com Pecuária de Corte” é destinado a todos os agricultores familiares que usam mão-de-obra familiar, principalmente aos que tenham filhos com intenções em continuar na propriedade.