Por:
Curtas de Candelria
Curso de libras na Apae
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Candelária está sediando desde o último dia 22 de fevereiro um curso básico de Libras (linguagem de sinais), realizado pela secretaria municipal de Assistência Social através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas terão duração de 30 dias, totalizando 42 horas. Entre os 22 participantes do curso estão alunos, professores, pessoas da comunidade e integrantes do Paif. O final do curso está programado para o próximo dia 4 de abril, quando todos os participantes receberão certificados.
Associação responde
Em relação ao protesto de algumas garotas que na semana passada, neste espaço se diziam discriminadas pelo fato de não poderem usar a quadra de esportes da Escola La Salle, o presidente da Associação dos Moradores da Vila Marilene, Aristides Feistler, esteve na redação da Folha para esclarecer alguns fatos. Primeiro Aristides salientou que a quadra cumpre uma função social importante e que a associação vêm lutando junto ao Ministério da Educação e com parlamentares no objetivo de cobrir a quadra. Sobre o estado de abandono e as cobranças às autoridades competentes, ele pondera que por diversas vezes o cercado e a caixa de interruptores foram danificados, sendo depois consertados pela associação e pela própria escola. Por outro lado, diz que muitas pessoas da comunidade sabem quem são os responsáveis por estes atos, no entanto, nada fazem para delatá-los às autoridades competentes. Além disso, o lixo deixado na quadra acaba gerando uma imagem de descaso e sempre sobra para a escola fazer a faxina, quando a responsabilidade também é dos usuários. “Denunciar e colaborar para a conservação do patrimônio é um dever de todos; já quanto aos horários para jogar, acredito que o diálogo seja a melhor saída para resolver o problema”, concluiu.
Grupo de dependência química com novo horário
O Grupo de Dependência Química do CAPS estará mudando o horário, que passará a ser todas as segundas-feira, das 10 às 11h. o CAPS aproveita para informar que nos dias 11 e 25 de março ocorrerão as reuniões de grupos de familiares dos dependentes químicos.
Erramos
Na matéria vinculada na edição da Folha da última sexta-feira, 29 de fevereiro, a reportagem errou ao afirmar que o Sindicato Rural passaria a receber os grãos no complexo da localidade do Pinheiro. Na realidade, é a Granol que receberá a soja. O SR é responsável pela elaboração dos contratos dos agricultores com a empresa beneficiadora.
Novo atendimento no hospital
Desde a última segunda-feira, 3, a Sociedade Beneficiente Hospital Candelária está prestando um novo sistema de atendimento ao pacientes e seus familiares. Segundo a responsável pelo novo sistema, Maristela Weber, os familiares e as pessoas que forem visitar internos serão identificados com crachás coloridos e com o número de leito onde o paciente está internado. O Hospital também limitou a entrada de pessoas para visitas. Nos quartos particulares, além do acompanhante do paciente, podem entrar no leito duas pessoas. Já nos quartos mantidos pelo SUS, poderão estar com paciente apenas o acompanhante e apenas uma pessoa poderá entrar no leito pará realizar a visita.“Resolvemos adotar este sistema para dar conforto e segurança aos pacientes e seus familiares, visando uma maior humanização no atendimento”, disse. O horário de visitas foi ampliado, podendo as pessoas realizar as visitar das 7h às 22h.
Novidades na Ulbra
Nesta sexta-feira, 7, o Colégio Ulbra/Concórdia apresentará à comunidade duas novidades para o ano letivo de 2008. Tratam-se do quadro interativo e do software em 3D. Segundo a direção, o educandário é a única escola da região com esta tecnologia, tida como de última geração. Para a diretora Maria da Graça Turelly, estes são importantes recursos pedagógicos e dinamizam as aulas na escola, permitindo criar aulas dinâmicas e estimulantes.