Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Ulbra/Concrdia apresenta a tecnologia a favor do ensino

A recepção calorosa do robozinho Will era o prenúncio de muitas novidades tecnológicas no Colégio Ulbra/Concórdia no final da última semana. Na sexta-feira, 7, a escola apresentou as ferramentas que serão utilizadas a partir deste ano como mais um recurso pedagógico. Em vários momentos durante o dia foram feitas explanações para alunos, pais e professores e também para a comunidade sobre o quadro interativo e o software em 3D.
Os responsáveis pela explicação prática foram Eduardo Cannas, Ângelo Schmitt e Luis Aguiar, do núcleo de informática da Ulbra de Canoas, que, antes de qualquer coisa, destacaram que o equipamento é o que há de mais moderno no mundo, sendo utilizado nas melhores escolas da Europa. Conforme relataram, as ferramentas inovadoras permitem criar aulas mais dinâmicas e estimulantes, simulando situações reais. Pelo mecanismo, o professor utiliza o quadro interativo, que reproduz a tela de um computador, para apresentar o conteúdo de sua matéria de diferentes formas, seja escrevendo, desenhando ou mostrando imagens disponibilizadas pelo software para cada assunto.
Conforme a diretora da escola, Maria da Graça Turelly, todas as escolas da rede Ulbra têm esta tecnologia. No Concórdia, a expectativa pela novidade movimentou o educandário, que adaptou uma sala especialmente para receber o material. “Este já está sendo um ano muito positivo em todos os aspectos. Sinal de que a Ulbra está sempre inovando para dar o melhor a seus alunos e seus professores”, reitera. “E este é o caminho, trabalho com paixão. Por isso que nosso tema em 2008 é ‘somos Concórdia de coração’”, finaliza.
Assim como muitos responsáveis, Donato Kaercher também acompanhou de perto as novas propostas de ensino da escola de seus filhos. Pai do Eduardo, do Ciclo I Etapa II, e da Fernanda, do 3º ano do ensino médio, Donato conta que achou tudo maravilhoso. “Fiquei encantado. Com certeza isso vai contribuir muito para o aprendizado dos estudantes. É investimento de qualidade em cima do ensino”, pondera. “Isso não poderia ter vindo em melhor hora, não só para a escola, mas também para Candelária”, completa, referindo-se às palavras da diretora, que garantiu que o espaço tecnológico estará aberto a toda comunidade.

Conheça as novidades
O quadro interativo permite criar desenhos, modificar textos, projetar, trabalhar imagens, enviar materiais produzidos na lousa por e-mail, entre outras atividades. Já o novo software educacional conta com imagens tridimensionais e realidade virtual apresentado inicialmente nas áreas de Ciências, Biologia, Geografia e História.

Will, o robô
O robô Will esteve muito simpático na recepção do Colégio Ulbra Concórdia, apresentando-se para o público, elogiando a todos e até pedindo beijinhos. Will foi desenvolvido pelos alunos do curso técnico em Mecatrônica da Escola São Lucas, em Sapucaia do Sul, e deve ficar em Candelária até abril. Segundo a direção, posteriormente,outro robô nos mesmos moldes virá de forma definitiva para a escola.