Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Reunio define cursos do Senar para os meses de maio e junho

A expectativa em torno dos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sempre é bastante grande. Desde o início do ano, já foram inúmeras atividades propostas pela entidade na região em conjunto com seus parceiros. Na manhã de ontem, 13, mais uma leva de cursos foi garantida para Candelária, Cerro Branco, Novo Cabrais e Paraíso do Sul. Em reunião liderada pelo supervisor do Senar na região centro, Gilmar Desconzi, na sede do Sindicato Rural, foram definidas as ações para os meses de maio e junho.
Participaram do encontro parceiros do Senar no oferecimento dos treinamentos, como Emater/RS – Ascar, Banco do Brasil, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Irga, secretaria municipal de Educação e Associação dos Artesãos de Candelária. Conforme Desconzi, a participação destas entidades na escolha dos cursos a serem ministrados é uma exigência do Senar, uma vez que estão próximas dos produtores, identificam as necessidades dos mesmos e podem mobilizar turmas de interessados.
No total, foram estipulados seis cursos para cada mês (veja no box). “Somente na região já são 27 treinamentos entre os já realizados e os programados até junho”, comentou o supervisor. As deliberações do encontro de ontem serão encaminhadas para análise e aprovação no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em Porto Alegre. Caso sejam acatadas, constarão no site do Senar a partir de 15 de abril. As inscrições são feitas com as entidades solicitantes nos municípios. A próxima reunião para decidir sobre os cursos de julho e agosto será no dia 12 de maio.

Cursos
Maio: Retroescavadeiras, Cerro Branco; Produção de Embutidos e Defumados, Candelária; Material Reciclável, Candelária; Manejo da Terneira e da Novilha Leiteira, Candelária (Convênio DRS Rural); Processamento de Hortaliças, Novo Cabrais; Eletricista Rural, Paraíso do Sul.
Junho: Pulverizador Manual Costal, Paraíso do Sul; Apicultura, Manejo Avançado, Cerro Branco; Pintura e Tingimento aem Tecido, Novo Cabrais; Reprodução e Melhoramento Genético do Gado Leiteiro (DRS Rural), Candelária; Fruticultura Implantação do Pomar e Tratos Culturais, Candelária (solicitada pela SME); Fibra de Bananeira, Candelária (solicitada pela Associação dos Artesãos).