Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A arte da cozinha a partir do leite

Um grupo bastante animado mostrou vontade de aprender esta semana na Comunidade Evangélica Sinodal do Quilombo. Mulheres desta localidade e também da Linha do Rio estiveram envolvidas durante três dias no Curso de Produção de Derivados de Leite, oferecido através de uma parceria do Senar e Sindicato Rural de Candelária. As 40 horas/aulas foram dadas pela professoras Raquel Chesini, médica veterinária especialista em alimentos que veio de Garibaldi para ministrar o curso.
Na programação das atividades, aulas práticas para a produção de iogurte, queijo minas, ricota, doce de leite, rapadura, leite condensado, manteiga, nata, käs schimier, requeijão, entre outras delícias. Além disso, as alunas aprenderam sobre a importância e os procedimentos da higiene pessoal, do ambiente e dos utensílios. “É imprescindível a higiene na produção de alimentos mais seguros”, explicou a veterinária, que durante o curso também deu atenção especial ao aproveitamento de subprodutos.
Este é o quinto curso oferecido pelo Senar e SR de que a agricultura Elisa Beise participa. Aos 30 anos, ela conta que adorou mais esta experiência. “Aprendemos várias coisas que podem ser feitas em casa e também comercializadas para incrementar a renda da família”, alegou. Pelo jeito, novidades nunca vão faltar na residência dos Beise, já que Elisa pretende continuar participando de todos os cursos promovidos na localidade. O encerramento do curso foi na tarde da última quarta-feira, 12, e contou com a presença do presidente do Sindicato Rural Mauro Flores.