Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Curso de apicultura forma 12

Encerrou ontem, 13, em Cerro Branco, o curso básico de apicultura, levado ao município através de parceria entre secretaria de Agricultura, Sindicato Rural de Candelária e Senar/RS e com o apoio do Sicredi. Foram capacitadao 12 apicultores, que tiveram um total de 21 horas-aula. O curso foi ministrado pelo Instrutor Ricardo Neumaier, mestre e PHD em apicultura, que e abordou temas como histórico da apicultura, raças, morfologia e biologia das abelhas, equipamentos e materiais apícolas, preparo das colméias, captura de enxame, entre outros. As aulas práticas foram desenvolvidas junto a propriedade de Levinus Raimann, no Bairro Rio Branco, que já é apicultor e aproveitou para somar conhecimento participando do curso.
“Sempre pensamos na diversificação da economia cerro-branquense e oportunizamos ao pequeno agricultor agregar renda em suas propriedades”, destacou o secretário Arcênio Skolaude. “Existem pessoas querendo investir em outros campos, porém falta o conhecimento teórico e prático, e para isso que nasceu esta parceria”, complementou o secretário, que participou também ontem de uma reunião com os parceiros em Candelária, objetivando levar novos cursos durante o decorrer de 2008.
PRÓXIMO – Para o mês de abril – entre 7 e 9 – já tem outro curso marcado para Cerro Branco. Trata-se da implantação de pomares e as inscrições dos produtores interessados já podem ser feitas na Secretaria de Agricultura. Como sempre, o curso será gratuito.