Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Big Brothers e Big Father

Muito tem se falado da semana conclusiva e decisiva do Big Brother Brasil 8 (BBB.8). No entanto, estamos vivenciando uma semana ainda mais famosa: a “Semana Santa” – onde lembramos mais uma vez a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
A história de Jesus revela o grande amor de Deus Pai, que deu a vida do seu Filho Jesus para a salvação do mundo inteiro. Logo, destaca-se um outro “Big”, o Big Father, ou o Grande Pai.
No Big Brother a figura do olho é um grande símbolo. Afinal, as câmeras de TV, escondidas pela casa, revelam tudo e permitem que os espectadores dêem as constantes e tradicionais espiadinhas. Já o Big Father, mesmo sem a presença de muitas câmeras, espia e acompanha toda a nossa vida. Como escreveu o salmista Davi há mais de 3 mil anos: “Ó Senhor, tu me examinas e me conheces. Tu sabes tudo o que eu faço” (Sl 139).
O título do reality show, que é sucesso atual na mídia, foi inspirado em uma obra de ficção de George Orwel que previa que o mundo seria controlado por câmeras ocultas. Estas câmeras receberiam o nome de olho do “Grande Irmão”, – em inglês: “Big Brother”.
Já a expressão Big Father, usada por mim neste texto, não está sendo utilizada somente porque Deus é Poderoso e acompanha tudo, mas, principalmente, porque o seu amor é simplesmente “Big”, isto é, enorme, incomensurável!
Acompanhe a história abaixo e reflita sobre o amor do nosso Grande Pai:
“Havia um homem que trabalhava nos trilhos do trem. Sua principal função era acionar um mecanismo que conectava uma ponte ao trilho por onde o trem atravessava um rio. Este homem era pai de um menino de 5 anos de idade.
O menino adorava brincar perto dos trilhos. O trem passava à tardinha por aquela ponte. Como de costume, o homem foi conectar a ponte, porém houve uma falha no botão. A alternativa era usar uma alavanca manual. Ele correu para a alavanca a fim de evitar uma tragédia. Porém, agitou-se ainda mais o seu coração quando, ao dirigir-se para a alavanca, escutou a voz do seu querido filhinho. O menino estava sobre a ponte. Isso era um problema, pois não daria tempo de salvar seu filho e ainda puxar a alavanca.
O homem teve de fazer uma difícil escolha - salvar seu querido filho, ou segurar a alavanca e salvar as pessoas do trem. Ele decidiu! Fechou os olhos e segurou a alavanca com toda força!
Ninguém do trem percebeu. Ninguém percebeu o choro daquele pai vendo o corpinho do menino. Todos seguiram em segurança, não sabendo que a segurança desfrutada custou a vida de um menininho – graças a decisão de um pai.”
Nesta história destaca-se a morte de um para a vida de muitos! Esta também foi a amável decisão do Pai Celeste, do nosso Big Father. Como diz a Bíblia em um dos seus mais conhecidos textos: “Deus (Pai) amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, não morra, mas tenha a Vida Eterna (Jo 3.16).” Certos do amor deste Grande Pai, vivenciemos a Páscoa, compartilhando a Vitória sobre a Morte e agindo em solidariedade, como brothers, como irmãos, filhos do mesmo Big Father.