Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Curso para boas prticas de fabricao

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baixou uma norma obrigando as agroindústrias e demais estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos para que pelo menos uma pessoa seja treinada sobre “Boas Práticas de Fabricação” com no mínimo 40 horas/aula. No Rio Grande do Sul, a Emater/RS – Ascar assinou contrato com a secretaria Estadual de Saúde para fornecer este treinamento aos envolvidos com agroindústrias no meio rural.
Na região, o curso está sendo oferecido no Centro de Treinamento de Tupanciretã, sendo que o primeiro deles teve a participação de quatro candelarienses, Alcides Telmo Müller (Agroindústria de Sucos), Cláudio Hennig (Agroindústria de Rapaduras e Melado), Luana Gewehr (Agroindústria de Conservas) e Ari Arnaldo Hennig (Agroindústria de Melado e Derivados da Cana de Açúcar). Eles estiveram acompanhados pelo técnico agrícola Sanderlei Pereira.
O Centro de Treinamento, que oferece outros cursos como apicultura, artesanato em lã de ovelha, lacticínios e derivados do leite e ovinos, dispõe de alojamento, alimentação, recreação e unidades didáticas para fazer as práticas pertinentes aos cursos. Uma boa novidade é que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através de convênio com a Emater/RS - Ascar, vem custeando os cursos. Com isso, não há cobrança para os participantes. Vale destacar também que a Emater dispõe de dez centros de treinamento no Rio Grande do Sul, ofertando cursos em diversas atividades. “Os interessados em participar dos cursos oferecidos em Tupanciretã ou em outros centros de treinamento podem entrar em contato conosco no escritório municipal de Candelária”, explica Sanderlei.