Por:
Ourio vira atrao em rvore na 7 de Setembro
A presença de um ouriço em uma árvore próxima à residência do vereador Leonir Menezes, na rua 7 de Setembro, atraiu a atenção da vizinhança na noite de quarta-feira, 26. Pelos espinhos que espalhou pelo chão, acredita-se que ele era morador da praça Alberto Blanchard da Silveira. Amedrontado, ele permaneceu sobre os galhos até o meio-dia de ontem, quando o Corpo de Bombeiros Voluntários se encarregou de devolvê-lo a seu habitat natural, levando-o a um local próximo do Vale das Cascatas, na Picada Karnopp.
Inofensivo e lerdo, o ouriço conta com uma perigosa arma para se defender do inimigo: tem o dorso totalmente coberto por espinhos que se destacam facilmente de seu corpo, espetando-se em quem quer que tenha a ingenuidade de atacá-lo. Com farpas afiadas, o espinho penetra lentamente no corpo da vítima, chegando cada vez mais fundo. Por isso mesmo, a maioria dos animais evita o ouriço, que nunca precisa lutar. Se ameaçado, simplesmente eriça os espinhos e aguarda, tornando-se praticamente inatacável. Guarda toda a sua agressividade para os da mesma espécie, com os quais briga violentamente, usando espinhos e dentes.
Muito freqüentes na fauna brasileira, estão adaptados para a vida nas árvores. Usam a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores. É à noite que o ouriço sai em busca de alimento: folhas e cascas.