Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Prefeitura projeta melhorias no Botucara

A tradicional romaria ao cerro Botucaraí foi assunto na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira, 24. O vereador Rui Porto citou o relato de um visitante de Santa Cruz do Sul, de acordo com o qual a situação da infra-estrutura estaria piorando no local nas Sextas-Feiras Santas. As reivindicações incluem mais banheiros e luz elétrica na área da movimentação popular. O vereador André Rohde foi além no tom crítico. “Os católicos que estiveram no morro estão decepcionados, pois o local está atirado às traças”, observou.
O padre Antônio Bremm, popularmente conhecido como Tonico, acompanha a peregrinação no Botucaraí desde 1994 na condição de pároco da Igreja Católica local. Ele tem uma opinião divergente da manifestada na Câmara a respeito do cerro Botucaraí e da romaria na Sexta-Feira Santa. O sacerdote prefere valorizar os aspectos positivos da movimentação no cerro. As eventuais falhas e carências, conforme opinou, devem ser discutidas e corrigidas. Em relação ao evento da semana passada, o padre Tonico avalia ter sido o ano em que o espaço físico se apresentou mais bonito, incluindo o espaço da fonte. Salienta, ainda, que a encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada pela terceira vez, enriqueceu muito o evento, à medida que convida o povo à meditação e à celebração. “Se apareceram mais problemas em relação à infra-estrutura é porque aumentou o público”, enfatizou. O padre lembra também que maiores investimentos no cerro Botucaraí são hoje inviabilizados em razão da romaria acontecer apenas uma vez ao ano. Ele inclui a própria igreja como co-responsável na discussão em favor de melhores condições para a celebração no local. “É um desafio para todos nós”, concluiu.
O prefeito em exercício Ênio Hübner lamentou que algumas pessoas preferem valorizar aspectos negativos, ao invés de enaltecer o êxito das iniciativas e promoções realizadas no município. Neste aspecto, destacou que os principais pontos turísticos do município nunca receberam tanta atenção da prefeitura como no atual governo. Neste sentido, lembra o investimento feito na Prainha e na Rota Turística Caminho dos Tropeiros, que abrange o Aqueduto e a Ponte do Império. Mencionou, ainda, o complexo inaugurado na Cascata da Ferradura, empreendimento particular que também contou com o apoio da prefeitura. Já em relação ao cerro Botucaraí, esclarece, verifica-se uma maior dificuldade em executar melhorias. “Construir banheiros no local, por exemplo, é hoje algo desaconselhável pela quase certeza de que o material será todo furtado, como já aconteceu em outras oportunidades”, observou. Por isso, a administração está defendendo um projeto de melhoria mais amplo, que ainda precisa ser melhor avaliado e debatido com a comunidade. A questão da energia elétrica no local, conforme informou, não está longe de ser resolvida com a aproximação da rede elétrica da Celetro. “Estamos avaliando a compra e instalação de um transformador naquelas proximidades”, acrescentou. Já em relação aos sanitários reclamados, Hübner declarou que a prefeitura está avaliando a possibilidade de adquirir algumas unidades de banheiros químicos, que poderiam ser usados também em outros eventos realizados no município.