Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

CMEs reunidos em Candelria

Na última terça-feira, 25, aconteceu na sede da secretaria municipal de Educação, em Candelária, o I Fórum Regional dos Conselhos Municipais de Educação da Região da Amvarp. O evento foi coordenado pela presidente do Conselho Municipal de Educação de Candelária, Maria Francisca Becker, e também pela conselheira Adriana Ristow. Na oportunidade, fizeram-se presentes representantes dos municípios de Pantano Grande, Herveiras, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado e Candelária, somando um total de 24 conselheiros.
Entre os assuntos da pauta, esteve a recente implantação em Candelária do Sistema Municipal de Educação, que dá ao conselho maior autonomia e agilidade em relação às questões educacionais. Além disso, André Hencker, coordenador do Fórum Regional da Amvarp, explanou sobre sua participação no Fórum Estadual de Conselhos Municipais de Educação, realizado na Famurs no último dia 19. Conforme narrou, durante este encontro foram discutidas a municipalização da educação infantil e a possibilidade de o Estado entregar também aos municípios em breve a responsabilidade sobre o ensino fundamental. Durante o encontro também foi falado sobre a Provinha Brasil, feita na 2ª série e que indicará o índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

IMPORTANTE – Segundo Maria Francisca, a Amvarp fará suas reuniões todas as quartas terceiras-feiras de cada mês, das 14h às 16h. O próximo encontro será no próximo dia 29, em Santa Cruz do Sul.